Onde ficavam os querubins no templo?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os querubins feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração. Representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus (Propiciatório significa – Templo ou Santuário).

Decoração com querubins, monstros que lembram esfinges, indica passado pagão israelita.

E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido.

Segundo estudiosos, este templo tinha 60 côvados de comprimento (31,08 metros) e 30 de altura (15,54 metros) e ao redor também havia depósitos e aposentos para os sacerdotes (Ed 6: 3). A arca da Aliança havia desaparecido e nunca mais foi recuperada nem substituída (Jr 3: 14-18).

Os querubins eram sim representados por meio de imagens, mas Deus não era representado por qualquer imagem. Os querubins estavam em posição de adoração em direção a um espaço vazio porque o espaço vazio era o lugar da habitação especial do Deus de Israel.

Com isso, a arca foi devolvida pelos filisteus aos hebreus depois de sete meses. A arca da aliança foi levada para Jerusalém, por intermédio de Davi, e lá ficou guardada no interior do Templo de Salomão, construído apenas no reinado de Salomão.

Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto. Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná.

A altura de um querubim era de quatro metros e meio; e essa era também a altura do outro.

A diferença entre querubim e serafim
Até mesmo Miguel, como líder dos anjos do Senhor, é citado no texto bíblico dessa forma. Já os querubins e os serafins também pertencem à ordem dos anjos. Mas por outro lado, os querubins e os serafins parecem estar mais relacionados à adoração a Deus e ao zelo pela glória divina.

Por que eles cobriam os rostos: Os serafins cobriam os rostos porque não estão acostumados com a glória de Deus e não se acham dignos de olhar para o Senhor. Por que eles cobriam os pés: Os serafins tapavam os pés como um sinal de reverência e respeito diante de Deus.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

Tito atacou o ponto mais fraco da fortificação de Jerusalém: a chamada Terceira Muralha, a oeste da cidade. A cidade foi saqueada e o Segundo Templo, destruído.

A muralha de Jerusalém
Embora a muralha atual remonte ao século XVI, a reconstrução manteve as oito portas que historicamente permitiram o acesso à Cidade Velha de Jerusalém.

Quem olha para dentro da arca vai conhecer o mistério que só se revela quando nós morremos, quando a nossa razão morre, quando a nossa carne morre, quando a religião morre em nós. Quando isso acontece nós começamos a ver o mistério.

A arca, que pesa 2500 toneladas e suporta até 5 mil pessoas, custou R$ 5,7 milhões para ser construída.