Qual o primeiro híbrido do Brasil?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 19 de julho de 2023
4 / 5 3 votos

Prius

Resumo do Conteúdo. A Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius.

More videos on YouTube

Marca/ModeloFord Maverick Honda Civic Lexus UX Toyota Corolla Toyota Corolla Cross Toyota RAV4 Hybrid GWM Haval H6
CategoriaGuia de Compras

Brasil tem apenas 5,9 mil carros elétricos e híbridos.

Em agosto de 2021, a marca disse que sua saída era uma decisão estratégica e que ele poderia voltar no ano seguinte. O fato é que as vendas do Prius por aqui eram muito baixas, com apenas 3 emplacamentos em 2021 e 54 vendas em 2020.

ligre

O ligre é um animal híbrido que deriva da cruza do leão e uma tigresa. Ele tem quase cem vezes o tamanho de um gato doméstico e o dobro do tamanho de um leão africano.

Conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros híbridos e elétricos atingiram o recorde de quase 50 mil unidades em 2022, 41% a mais do que o registrado em 2021. E essa tendência deve se manter em 2023, com o lançamento de novos modelos e aumento da oferta.

Os carros híbridos da Toyota incluem o Corolla Cross XRV Hybrid, o Corolla Cross XRX Hybrid, o RAV4 SX Connect Hybrid e o Camry XLE Hybrid. Cada um desses veículos tem suas próprias particularidades e vantagens. Uma das principais vantagens de um carro híbrido é a economia de combustível.

Desse modo, faz aproximadamente 200 km/l na conversão. As emissões de CO2 são de 11 g/km e o consumo no modo elétrico flutua entre 11,4 e 12,6 kWh/100 km.

De acordo com o site da Toyota na Alemanha, o novo Prius com sistema híbrido plug-in tem um consumo combinado de 0,5 l/100 km. Isto significa que faz nada menso que 200 km/l, enquanto as emissões de CO2 são de somente 11 g/km. O consumo no modo elétrico flutua entre 11,4 e 12,6 kWh/100 km.

No latim, prius significa “antes”. O Prius foi o primeiro passo, a sério, para difundir o conceito híbrido no mundo, ele foi, de fato, o primeiro veículo híbrido a ser produzido em série. Em 2003, a Toyota apresentou a segunda geração do modelo.

Os forquinhos são um dos animais híbridos mais raros que existem. Criados pelo cruzamento de um golfinho-nariz-de-garrafa fêmea e uma falsa orca macho (um membro da família dos golfinhos que não está relacionado às orcas), há evidências de sua ocorrência na natureza, mas apenas confirmações em cativeiro.

A natureza segue cheia de mistérios. Talvez você não saiba, mas uma onça já cruzou com um leão. Na prática foi uma leoa com um macho de onça, mas fato é que as duas espécies geraram uma terceira.

O ligre é uma das espécies de animais híbridos mais famosas. Um animal dessa espécie, resultado da cruza entre um leão e uma tigresa, é considerada atualmente como o maior felino vivo. Hércules, nome desse ligre, mede mais de três metros de comprimento e tem 1,25m de altura.

Toyota Yaris Cross: segredos do motor 1.5 híbrido flex que fará 20 km/l.

Galeria: Toyota Corolla Cross Hybrid 2023 (EUA)
A transmissão é do tipo CVT. Dados do INMETRO indicam médias de consumo de 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, são 9,6 km/l e 11,8 km/l, respectivamente.