O que é ensino híbrido exemplos?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão.

Quais são os tipos de ensino híbrido?

  • Sala de aula invertida. Na sala de aula invertida, o conteúdo é apresentado a você fora do ambiente presencial, por meio de métodos como videoaulas, livros, textos, minidocumentários, pequenas palestras e até jogos. ...
  • Flex. ...
  • Laboratório rotacional. ...
  • À la carte. ...
  • Rotação por estações.

O ensino híbrido é uma abordagem que considera que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar, considerando a personalização como fio condutor.

Uma forma de aplicar o ensino híbrido é combinando a educação no formato presencial com o ensino remoto. Também chamado de blended learning, podemos considerar tal formato uma tendência nos últimos anos, já que mescla o que conhecemos de aprendizagem com as possibilidades da tecnologia.

Portanto, nos cursos de modalidade semipresencial, as aulas e atividades não são 100% presenciais, nem totalmente a distância, mas sim intermediária, que usufrui dos dois modelos. Já o ensino híbrido permite que o aluno estude sozinho online ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor.

Três pilares são utilizados para garantir a efetividade do ensino híbrido. São eles: engajar estudantes, aprimorar lições e melhoria contínua.

Desinteresse: Algumas pessoas podem não se adaptar ao ensino híbrido, seja por ter dificuldades com a internet ou porque preferem o ensino totalmente presencial. A grande questão é quando isso diminui o rendimento e a aprendizagem.

Passo a passo para preparar aulas híbridas eficientes

  1. Defina os objetivos da disciplina. ...
  2. Crie um roteiro da sua aula híbrida. ...
  3. Determine o nível de interação. ...
  4. Monte grupos de trabalho. ...
  5. Facilite a comunicação. ...
  6. Liste os recursos digitais usados em sala de aula. ...
  7. Crie um plano de avaliação de aprendizagem.

É o aluno o responsável final pela sua aprendizagem ao atribuir significado aos conteúdos, no entanto é o professor que determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.

Algumas das possibilidades de combinar o ensino presencial e remoto são: Rotação: propõe estudar uma mesma disciplina ou tema específico ora através de plataformas digitais, ora realizando projetos em grupo, e também dividir a turma entre quem estuda na modalidade virtual ou presencial, e alternar.