O que acontece quando a sanguessuga morde?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Quando uma sanguessuga morde, suga lentamente o sangue e injeta compostos como hirudina e calina – presentes em sua saliva – que impedem a coagulação do sangue. A saliva da sanguessuga também contém substâncias semelhantes à histamina que dilatam os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo sanguíneo.

Quando uma sanguessuga morde, ela libera uma substância química que aumenta a irrigação no local para evitar a cicatrização. Por isso, a pessoa pode sangrar por horas, o que permite a passagem de sangue oxigenado pela ferida até que as veias se regenerem e recuperem a circulação.

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.

No entanto, em algumas pessoas, a mordida de uma sanguessuga pode causar irritação, vermelhidão e inchaço no local da mordida. Por essa razão, é importante tomar precauções ao lidar com sanguessugas e buscar atendimento médico caso seja necessário”, destaca.

As sanguessugas secretam peptídeos e proteínas que atuam na prevenção de coágulos sanguíneos. Esta propriedade anticoagulante mantém o sangue fluindo para as feridas para ajudá-las a cicatrizar.

As sanguessugas são hermafroditas e podem detectar um corpo devido ao dióxido de carbono exalado pela respiração humana. Durante a mordida, a parasita injeta saliva, liberando anestésico e componentes de anticoagulação sanguínea. A parte traseira, onde fica o ânus do bicho, também pode chupar sangue.

Elas apresentam um corpo cilíndrico revestido por uma cutícula e, diferentemente de outros anelídeos, não possuem cerdas. As sanguessugas são celomados, e seu celoma é dividido em segmentos (metâmeros).

20 anos

Elas podem ser bem grandinhas
A sanguessuga-gigante-da-amazônia (Haementeria ghilianii) é encontrada na Guiana e na Amazônia, podendo chegar a até 45 centímetros de comprimento e viver cerca de 20 anos!

A sanguessuga tem uma mucosa bucal, equipada com dentes que usa para cortar a pele de suas vítimas. Suas glândulas salivares secretam substâncias anticoagulantes (hirundina) para prolongar a hemorragia, vasodilatadoras e um anestésico local (para evitar que o animal atingido perceba sua presença).

Características das sanguessugas
São conhecidas em torno de 500 espécies de sanguessugas no mundo, sendo algumas estritamente aquáticas enquanto outras são de ambiente terrestre.

Muitos métodos tradicionais de remoção de sanguessugas envolvem colocar um fósforo aceso ou alguma outra chama perto do corpo do animal ou jogar sal, álcool, vinagre ou alguma outra substância no animal.