Qual é o papel do aluno no ensino híbrido?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

É o aluno o responsável final pela sua aprendizagem ao atribuir significado aos conteúdos, no entanto é o professor que determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.

Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

O papel do professor no ensino híbrido
Entretanto, o professor no ensino híbrido continua sendo o responsável por explicar os assuntos, além de intervir, orientar e mediar os alunos garantindo que os objetivos de ensino e aprendizagem sejam atingidos e evoluam para outro nível.

Além de ter contribuído para minimizar os impactos do fechamento das instituições de educação, o ensino híbrido pode contribuir com a autonomia dos estudantes, personalização no processo de aprendizagem e aumento das possibilidades com ferramentas inovadoras.

O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas as atividades escolares.

A aprendizagem ativa requer o envolvimento dos alunos, desenvolvendo neles um sentido de responsabilidade, autonomia e pensamento crítico. Além disso, as interações e a colaboração possibilitam a criação de vínculos, não apenas com o professor, mas também entre os pares.

Um professor que faz uso de metodologias ativas, como abordagem pedagógica, entende a construção do conhecimento pelo estudante como um processo de aprender a aprender, quando a busca por respostas às questões-problema e por conteúdos são definidas pelo próprio aluno, conferindo-lhe autonomia na busca desse saber.

Uma forma de aplicar o ensino híbrido é combinando a educação no formato presencial com o ensino remoto. Também chamado de blended learning, podemos considerar tal formato uma tendência nos últimos anos, já que mescla o que conhecemos de aprendizagem com as possibilidades da tecnologia.