Qual a diferença de Monoico é hermafrodita?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

O sistema sexual pode ser dividido em: Planta hermafrodita: apresenta flores monóclinas. Planta monóica: apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo. Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados.

Diz-se dos seres vivos que possuem órgãos sexuais masculinos e femininos coexistentes no mesmo indivíduo, produzindo, assim, gâmetas femininos e masculinos.

O que é hermafroditismo? Hermafroditismo é o nome de uma condição na qual a pessoa nasce com dois órgãos sexuais, tanto do sexo masculino, como do feminino. Em geral, os pacientes só manifestam o problema durante a puberdade.

Os seres que realizam a sexuada podem receber as seguintes denominações: Dióicos: apresentam sexos geneticamente separados e cada um produz apenas um tipo de gameta. Monóicos: também chamados de hermafroditas, são indivíduos que produzem os dois gametas em um mesmo corpo e não possuem diferenciação sexual genética.

Existem três tipos de hermafroditismo: o hermafroditismo verdadeiro - as crianças nascem com os dois órgãos sexuais bem formados, possuindo os órgãos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovário, útero, vagina, testículos e pênis.

Monoicos e Dioicos
Nas espécies monoicas, também chamados hermafroditas, os indivíduos possuem tanto órgãos masculinos como femininos, portanto produzem os dois gametas. Exemplo: minhocas.

A autofecundação ocorre quando o pólen (gameta masculino) fertiliza um óvulo (gameta feminino) da mesma planta. Apesar de preferencialmente realizarem autofecundação, pode ocorrer uma baixa taxa de fecundação cruzada nas espécies autógamas.

O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.

Geneticamente, a maioria dos hermafroditas verdadeiros tem em cada célula dois cromossomos X – os homens normais têm um cromossomo X e um Y e as mulheres, dois X. Portanto, eles deveriam ser mulheres.

ao contrário, um pseudo-hermafrodita representa um desacordo entre o sexo fenotípico e as gônadas, isto é, um pseudo-hermafrodita mulher possui ovários, mas genitália externa masculina ou am- bígua; um pseudo-hermafrodita homem possui tecido testicular, mas genitália do tipo feminino ou ambígua1.

Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa. Dioicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino ou feminino de formas separadas.

Exemplos de espécies alógamas - hermafroditas: couve-flor girassol batata-doce Page 41 Exemplo de flores vistosas e com odores fortes => as orquídeas apresentam cerca de 97% de polinização cruzada. => Cleistogamia: a liberação do pólen e a receptividade do estigma ocorrem com a flor fechada.