Qual é a maior sanguessuga do mundo?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Haementeria ghilianii amazônica

O seu comprimento vai de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm. As cores mais comuns são o negro, o marrom, o verde-oliva e o vermelho.

Características das sanguessugas
São conhecidas em torno de 500 espécies de sanguessugas no mundo, sendo algumas estritamente aquáticas enquanto outras são de ambiente terrestre.

As sanguessugas são vermes anelídeos de água doce, multissegmentados, que sugam sangue, como o próprio nome diz, com 10 estômagos, 32 cérebros, nove pares de testículos e várias centenas de dentes que deixam uma marca distintiva na pele.

20 anos

Elas podem ser bem grandinhas
A sanguessuga-gigante-da-amazônia (Haementeria ghilianii) é encontrada na Guiana e na Amazônia, podendo chegar a até 45 centímetros de comprimento e viver cerca de 20 anos!

Quando as sanguessugas se agarram à pele, injetam um anticoagulante, a fim de evitar que o sangue se coagule antes de poder sugá-lo. Desse modo, ao remover a sanguessuga, o ferimento poderá sangrar por várias horas, até mesmo dias, até que o anticoagulante seja totalmente eliminado do corpo da vítima.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Muitos métodos tradicionais de remoção de sanguessugas envolvem colocar um fósforo aceso ou alguma outra chama perto do corpo do animal ou jogar sal, álcool, vinagre ou alguma outra substância no animal.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Sanguessugas – Demi Moore
Será? A atriz de 53 anos utiliza “sanguessugas medicinais” como tratamento de beleza. Segundo especialistas, a saliva do anelídeo ajuda a prevenir coágulos de sangue e a terapia pode melhorar a circulação sanguínea e curar feridas.

Muitas vezes, na Bíblia, Deus usa animais ou insetos para descrever pessoas: ovelhas (povo de Deus), bodes (rebeldes), lobos (enganadores maliciosos), porcos (não dão valor ao que é valioso), formigas (diligentes), sanguessuga (pessoa egoísta que só se importa com o que pode receber dos outros).

Podem ser vendidas por US$10 cada. As sanguessugas eram tão procuradas na Europa no século 1800 que se tornaram ameaçadas de extinção, resultando na criação de inúmeras proibições de exportação, consideradas algumas das proteções ambientais mais antigas.

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.

A mordida de uma sanguessuga pode ser indolor ou causar desconforto leve. Isso depende do tipo de sanguessuga e do local da mordida. “Além disso, a mordida de uma sanguessuga pode ser menos dolorosa em áreas com menos terminações nervosas, como o braço ou a perna.