Qual é o objetivo principal do ensino híbrido?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 19 de julho de 2023
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O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas as atividades escolares.

O ensino híbrido é uma metodologia que combina aulas presenciais e remotas, utilizando uma série de ferramentas e tecnologias para dar suporte aos alunos e aos profissionais, inovando as formas tradicionais de ensinar.

A principal característica do estudo híbrido é que o plano de aula deve ter atividades presenciais e remotas, que devem estar integradas e com objetivo previamente estabelecido. Entre as vantagens do estudo híbrido estão o aumento do engajamento dos alunos, a motivação dos estudantes e a personalização do ensino.

O ensino híbrido é uma metodologia de ensino que acredita que pode-se utilizar a tecnologia e as aulas online como ferramentas de suporte ao ensino, de modo a potencializar o aprendizado de cada aluno, mas sempre utilizando o EAD de forma complementar ao ensino presencial.

Além de ter contribuído para minimizar os impactos do fechamento das instituições de educação, o ensino híbrido pode contribuir com a autonomia dos estudantes, personalização no processo de aprendizagem e aumento das possibilidades com ferramentas inovadoras.

Maior autonomia para os alunos
O ensino híbrido coloca o aluno como verdadeiro protagonista do próprio processo de aprendizagem. A combinação entre as modalidades presencial e online permite que os estudantes tenham maior controle, por exemplo, sobre o tempo dedicado à realização de determinadas tarefas.

Três pilares são utilizados para garantir a efetividade do ensino híbrido. São eles: engajar estudantes, aprimorar lições e melhoria contínua.

É o aluno o responsável final pela sua aprendizagem ao atribuir significado aos conteúdos, no entanto é o professor que determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.

O termo “metodologia híbrida” vem da expressão inglesa “blended learning” e se refere a cursos que conciliam algumas características da EAD — como a flexibilidade e o acesso remoto a aulas e recursos didáticos — com a excelência do ensino presencial.

O papel do professor no ensino híbrido
Entretanto, o professor no ensino híbrido continua sendo o responsável por explicar os assuntos, além de intervir, orientar e mediar os alunos garantindo que os objetivos de ensino e aprendizagem sejam atingidos e evoluam para outro nível.

Interação em tempo real, mesmo à distância
Com a educação híbrida, é possível implementar o acompanhamento síncrono, isto é, ao vivo, das aulas que são ministradas na escola. Assim, estudantes que assistem a distância podem interagir com colegas e com os professores, o que é parte essencial para uma formação integral.

No Ensino Híbrido, o professor sai do centro do processo – ganhando o papel de designer de aprendizagem – e incentiva o protagonismo do aluno, com o objetivo de aumentar a curiosidade e o engajamento. Nesse cenário, o papel do docente é ser um mentor do aluno, inspirando-o e guiando-o.

Falamos que alguns dos maiores desafios do ensino híbrido estão relacionados à falta de preparo das instituições e dos profissionais da educação. Tanto em relação à demanda estrutural, ou seja, computadores, internet, etc, quanto à prática e conhecimento para manipular a tecnologia.

A resposta correta é: No Ensino Híbrido, o aluno gradativamente aprende a identificar seu modo de estudo mais eficiente Questão 3 3 – Sobre os modelos rotacionais envolvidos no Ensino Híbrido, aquele(s) que prevê(em) um estudo antecipado (pelo aluno) do tema a ser abordado em aula é: Escolha uma opção: a.

2º A aprendizagem híbrida caracteriza-se como metodologia pedagógica flexível, ativa e inovadora que orienta a atividade docente, estimula a autonomia, o protagonismo, a interação entre estudantes e entre estes e docentes, integrando atividades presenciais e não presenciais, com alternância em diferentes tempos e ...