Qual o objetivo do oligopólio?

Perguntado por: acardoso4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

O oligopólio é um modelo de mercado que segue o conceito da Concorrência Imperfeita, que é um tipo de falha de mercado. Isso significa que procura e oferta não operam em equilíbrio, fazendo com que haja determinado domínio e influência das empresas no direcionamento dos preços.

A característica que melhor define o oligopólio é o fato de criar uma economia de escala, onde uma empresa alcança grande participação de mercado. Com isso, ocorre uma diluição de custos fixos e a sobrevivência expressiva apenas de poucas grandes empresas.

Os oligopólios são extremamente vantajosos para quem participa deles. Além dos acordos entre as empresas que participam do oligopólio, elas também fazem acordo com os distribuidores de forma a diminuir o custo da produção, o que diminui seus custos totais e aumentam seu lucro.

1. [ Anatomia ] Pequeno osso chato e delgado que separa posteriormente as fossas nasais. 2. [ Ictiologia ] Osso do maxilar superior dos peixes.

Algo a se pensar. Não sei se vocês já se deram conta, mas o Brasil é o país dos oligopólios. No setor bancário, 80% dos depósitos estão concentrados nos cinco maiores bancos (Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB11) e Caixa).

“O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado, formando barreiras à entrada de novas empresas” (PINHO; VASCONCELLOS, 2015, s/p) Assim pode ser explicado como o mercado que a um pequeno número de empresas ofertando bens e serviços, um ...

O Brasil não é apenas o País do alimento. Temos um enorme potencial de inovação e de criação de empresas. No entanto os empreendedores são diuturnamente provados e pressionados por regras e legislações nas quais favorecem oligopólios e concentração de mercado.

De forma resumida, é possível definir oligopsônio como a estrutura de mercado em que há muitos vendedores atuando em um cenário com um número restrito de compradores. Assim, pense no setor de supermercados, com poucos grupos comandando as grandes redes e um número enorme de fornecedores dos mais diversos produtos.

1. Oligopolização. Relativo ao processo de fazer oligopólios, ou seja, de concentrar o controle de algo para um grupo de poucas pessoas. A oligopolização pode ser um prejuízo para a democracia.

Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado. Estes grupos podem chegar a pactuar aumentos de preços, o que é contrário aos interesses dos consumidores.

O oligopólio é uma configuração de mercado em que algumas empresas dominam um determinado setor, sendo um modelo de concorrência imperfeita, já que o controle dos preços fica nas mãos das poucas companhias que controlam o segmento de mercado em questão.

Concorrência pura ou perfeita: Mercado atomizado; Produtos homogêneos; Mobilidade de firmas; Racionalidade; Transparência do mercado. Monopólio: uma só empresa domina a oferta do mercado. Oligopólio: algumas (poucas) empresas dominam a oferta do mercado.

Acompanhe quais são elas.

  • A) Monopólio. O Monopólio acontece quando uma única empresa oferece determinado produto ou serviço. ...
  • B) Monopsônio. ...
  • C) Oligopólio. Esse tipo de concorrência entre empresas se assemelha ao Monopólio. ...
  • D) Oligopsônio. ...
  • E) Monopólio bilateral.

O oligopólio é uma estrutura de mercado que pode trazer diversas desvantagens para a população. Isso porque, nesse cenário, há poucas empresas disputando espaço entre os consumidores. Logo, pode haver aumento no preço dos produtos e serviços — o que não é benéfico para os clientes.