Qual o nome do médico que cuida da tireoide?

Perguntado por: acosta7 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

endocrinologista

O endocrinologista é o médico responsável por tratar e acompanhar transtornos das glândulas endócrinas — órgãos que liberam hormônios responsáveis pelo equilíbrio do organismo. Você certamente já ouviu falar ou conhece alguém que tem problemas na tireoide — os mais comuns são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

Os distúrbios que afetam a função da tireoide podem acelerar ou retardar os processos metabólicos, o que pode levar a uma ampla gama de sintomas — tais como ganho ou perda de peso sem causa aparente, transpiração excessiva, problemas de sono, cansaço excessivo, ansiedade, nervosismo, perda de cabelo fora do comum, ...

As clínicas particulares cobram em média de R$ 100 a R$ 200, dependendo da região do país e do tipo de ultrassom. As tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem custar mais devido ao alto nível de detalhe que esses ultrassons podem fornecer.

Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL. Volumes de tireoide maiores que esses são definidos como bócio. Pacientes com bócio sintomático têm volume tireoidiano médio de 75 mL, enquanto indivíduos assintomáticos tem volume médio de 37 mL.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

Tireoidites: o que são e quais as principais?

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.