Qual o nome do bicho que entra na pele?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Bicho-geográfico ou larva migrans cutânea é uma infecção cutânea causada por algumas espécies de nematódeos que penetram em nossa pele quando entramos em contato com solo contaminado por esses parasitas.

Carrapatos sugadores de sangue fazem cimento para grudar na pele | National Geographic.

As causas do Bicho Geográfico estão relacionadas com o contato dos pés ou das mãos com solo contaminado pelo parasita. Quando contaminada, a pessoa começa a ver lesões na pele que se assemelham a um mapa, por isso o nome bicho geográfico.

Tratamento de larva migrans cutânea
Um preparado de tiabendazol em líquido ou creme ou pomada de albendazol, aplicados sobre a área afetada, trata a infecção de maneira eficaz. Às vezes, os médicos também administram albendazol ou ivermectina por via oral para matar os ancilóstomos e curar a infecção.

Qual o tratamento para o bicho-de-pé?

  1. medicamentos antiparasitários tópicos, como pomadas ou cremes;
  2. medicamentos antiparasitários orais;
  3. remoção por pinça;
  4. remoção por curetagem, caso não possa ser removido apenas com pinça.

O tratamento mais indicado é o uso de pomadas antiparasitárias e a agulha ou pinça esterilizada para fazer a retirada.

O bicho de pé é o nome popular da tungíase, doença de pele autolimitada. Esse problema é causado por uma pulga que habita lugares arenosos e secos. Essa pulga, chamada Tunga penetrans, pode entrar na pele das pessoas, causando lesões nos pés, nas mãos ou em outras regiões do corpo.

5– A coceira causada pelo bicho geográfico pode ser intensa e persistente, e pode levar a infecções secundárias se não for tratada adequadamente. 6– O tratamento para bicho geográfico é feito com medicamentos antiparasitários, que são prescritos por um médico.

Tratamento. O tratamento da larva migrans é feito com drogas antiparasitárias que tenham ação contra helmintos, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina. A Ivermectina é usada na dose de 200 mcg/kg por dia, por um ou dois dias. Já o Albendazol é habitualmente prescrito na dose de 400 mg por dia por três dias.

De maneira geral, está estabelecido que a baixa temperatura ajuda a matar a larva. Por isso, há quem defenda o emprego de neve carbônica (gelo seco) e do cloreto de etila como alternativa terapêutica nas infecções pelo bicho geográfico.

O bicho geográfico tem cura e seu período do corpo humano dura, no máximo, quatro semanas.

O Foldan Pomada é indicado no trato de infecção cutânea decorrentes de larvas migrans (bicho geográfico) e no trato de micoses superficiais decorrentes de fungos. A pomada deve ser aplicada e espalhada pela superfície afetada com movimentos suaves e circulares.

O bicho-geográfico é contraído quando os seres humanos entram em contato com solo ou areia contaminados pelas fezes de animais contaminados. As larvas, então, penetram na pele, ficando limitadas à epiderme e derme superficial.

As lesões serpiginosas, ou seja, com contorno sinuoso, se desenvolvem de 2 a 6 dias após a exposição. As larvas migram vários milímetros ou até alguns centímetros por dia. Por isso, as lesões medem 3 milímetros de largura e podem ter até 15 a 20 milímetros de comprimento.

Repelente de insetos
Podemos ser fãs do VapoRub, mas os insetos definitivamente não são. Passe um pouco nos braços, pernas, pescoço ou outras áreas da pele exposta para manter os insetos (incluindo mosquitos) afastados, graças ao óleo de folhas de cedro no interior.