Qual o motivo de tontura na cabeça?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.

O que fazer ao sentir tontura?

  1. Sentar.
  2. Tomar ar e respirar profundamente.
  3. Mantenha os olhos abertos.
  4. Evite ingerir líquidos e alimentos.

O sintoma pode surgir devido a doenças do ouvido, doenças neurológicas, alterações em exames de sangue, fatores emocionais ou alterações cardíacas. A tontura é um sintoma comum em pacientes de todas as idades, embora seja uma queixa mais frequente entre idosos.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Doenças cardíacas que causam tontura
Podem surgir dois tipos de doença: a estenose aórtica ou a regurgitação mitral.

Como fazer a tontura passar?

  1. Ingerir sal. O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. ...
  2. Comer um doce. Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. ...
  3. Beber água. ...
  4. Sentar. ...
  5. Deitar e elevar as pernas. ...
  6. Tomar ar. ...
  7. Respirar.

Erva-doce, limão, mel ou gengibre.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Assimetria facial. Dificuldade na fala. Movimentação da língua. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

Esses sintomas combinados podem sinalizar condições sérias como hipertensão arterial, enxaqueca, sinusite, ou em casos raros, tumores cerebrais. Em resumo, qualquer sensação de pressão na cabeça que seja frequente, intensa, acompanhada de outros sintomas, ou que cause preocupação, não deve ser ignorada.

Tontura – Sensação de desorientação espacial. Vertigem – Falsa percepção de movimento, por exemplo, a sensação de girar quando está tudo parado.

O diagnóstico diferencial da tontura pode ser estreitado com testes de exame físico de fácil realização, incluindo a avaliação de nistagmo, a manobra Dix-Hallpike e testes de pressão sanguínea ortostática. Exames laboratoriais e radiografia têm um papel mínimo no diagnóstico.