Qual o motivo de fezes verde?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Elas também podem ser vistas em pessoas que estão realizando suplementação de ferro. As fezes verdes costumam ocorrer quando o intestino está funcionando rápido demais e não consegue digerir totalmente a bile. Além disso, o consumo de vegetais verdes também pode resultar em fezes esverdeadas.

As fezes verdes aparecem quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente a bile, como acontece durante situações de estresse ou em crises do intestino irritável. Além disso, a cor verde também pode aparecer quando se ingere muitos vegetais verdes.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

As categorias são:

  • Tipo 1 com constipação severa. Endurecidas, em formato de pequenas bolinhas separadas. ...
  • Tipo 2 com constipação leve. ...
  • Tipo 3 com fissuras. ...
  • Tipo 4 com massa homogênea. ...
  • Tipo 5 com bordas bem definidas. ...
  • Tipo 6 com formato irregular. ...
  • Tipo 7 liquido e sem qualquer solidez.

O formato das fezes no vaso sanitário pode revelar muitas informações sobre a saúde, o funcionamento do sistema digestivo e a alimentação. Uma alimentação desequilibrada e até mesmo uma infecção parasitária podem ser detectadas pela simples observação das fezes.

Quando o cocô está esverdeado pode significar alteração no funcionamento do intestino, um sinal de que os intestinos estão funcionando mais rapidamente que o correto. Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.

Sangramento intestinal
Na verdade, quando existe um tumor, as fezes tendem a ser escurecidas (pretas). Em algumas situações, o sangramento não é visível. Por isso existe o exame de sangue oculto nas fezes, justamente para identificar as alterações que não são aparentes.

Sinais e sintomas do Câncer Colorretal

  • Diarreia ou constipação.
  • Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado.
  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal.
  • Cansaço e fadiga.
  • Perda de peso sem um motivo específico.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

As fezes também ficam mais aquosas e ácidas parecendo uma diarreia. Se depois que você toma leite, suas fezes ficam moles, você tem gases e dor de barriga provavelmente tem intolerância à lactose.

As alterações na cor das fezes, podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo. Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.

A consistência ideal das fezes é de firme a pastosa, hidratada, com bolo fecal mais longo (em forma de salsicha), sem sair despedaçada ou em pequenos pedaços (cíbalos). A consistência se deve a alguns fatores, como a quantidade de fibras e líquidos ingeridos.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

O que pode desinflamar o intestino? Existem vários alimentos que podem ajudar a desinflamar o intestino, principalmente aqueles que são ricos em fibras, água e antioxidantes. Alguns exemplos são frutas, verduras, legumes, gorduras saudáveis (azeite), grãos que não aumentam produção de fases, proteínas magras.

Além das dores, são indicativos da síndrome do intestino irritável: alterações na frequência ou consistência nas fezes, com diarreia (pelo menos três evacuações por dia) ou constipação intestinal (menos de três evacuações por semana), ao longo de, pelo menos, três meses.