Qual o motivo da gengiva inchada?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.

O tratamento para gengiva inflamada varia de acordo com a gravidade de cada caso e tem o objetivo de desinflamar a gengiva. No início do quadro, uma escovação correta e o uso do fio dental podem ser as soluções para a retirada da placa bacteriana e contenção dos micro-organismos que causam o problema.

A condição é provocada pelo crescimento excessivo do tecido gengival, um problema quase sempre associado ao acúmulo de placa bacteriana em razão de uma higiene bucal inadequada. Além do aumento do tamanho da gengiva, a região ainda pode ser acometida por inchaço, dor e sangramentos.

A causa mais comum de gengiva inflamada é a placa bacteriana que constantemente pode se formar na parte superior, ao redor ou entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos — açúcares e amido, não são retirados da boca com uma higiene bucal adequada.

O que causa a gengivite? A principal causa da gengivite é a formação da placa bacteriana, uma camada de bactérias que se desenvolvem ao redor, em cima e entre seus dentes de modo contínuo, principalmente em áreas de difícil acesso. Essas bactérias irritam a gengiva e podem causar a inflamação do tecido gengival.

Os principais sinais e sintomas da gengivite passam pela alteração da cor da gengiva, que pode ir de pouco a muito mais avermelhada do que o normal ou mesmo até arroxeada, e o sangramento gengival, que se pode verificar ao escovar os dentes e ao usar o fio dentário, ao trincar ou mastigar alimentos duros, ou mesmo até ...

No caso de dores causadas por inflamação, opções como Ibuprofeno e Naproxeno são interessantes.

As gengivas não se regeneram naturalmente. O tecido gengival que desapareceu não "volta a crescer", mesmo que a causa do problema tenha sido efetivamente tratada.

O céu da boca regenera completamente ainda no primeiro mês após a cirurgia. Normalmente a região receptora, que recebe a gengiva, mantém-se indolor, não incomoda os pacientes, que só devem se preocupar com alguns cuidados como higienizar e evitar traumatizar o local (evitar alimentação dura).

Essa condição tem duas principais causas: Inflamação, causada pelo acúmulo da placa bacteriana no local. A consequência é o aumento de células na região, fazendo com que a gengiva aumente. Esse é um processo comum em quem usa aparelho ortodôntico e tem dificuldade de fazer a higienização correta.

Gengivite e periodontite – trata-se de uma inflamação local na gengiva e que ocorre como reação a infecção bacteriana (bactérias presentes na placa bacteriana e tártaro). É mais frequente quando a infecção está agravada pela periodontite (estágio avançado da doença gengival).

Ad-Muc® é uma pomada fitoterápica, indicada para o tratamento das gengivas e da mucosa oral, como no caso de aftas, gengivites, estomatites e feridas localizadas na boca, inclusive aquelas causadas por aparelhos ortodônticos. Possui tripla ação: anti-inflamatória, efeito antibacteriano e poder regenerativo.