Como pega bactéria na gengiva?

Perguntado por: aagostinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Esse problema é, na maior parte das vezes, causado por hábitos insuficientes de higiene bucal. Afinal, escovar os dentes da maneira errada ou pular o uso do fio dental contribui para a formação da placa bacteriana, que pode se solidificar e endurecer, gerando o tártaro.

A maioria dos casos exige medicamentos como antibióticos para a infecção bacteriana, analgésico para o controle das dores, anticéptico bucal antifúngico e bactericida, e limpeza feita no consultório. “O tempo para tratar varia de acordo com o caso e se o paciente segue os cuidados corretamente.

Sensação de gosto ruim na boca
A infecção na gengiva também pode ser acompanhada de gosto ruim na boca, que geralmente vem junto do mau hálito. Esse gosto estranho está relacionado ao acúmulo de pus na boca e também ao excesso de bactérias.

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

Comumente a gengivite é causada pela má higiene bucal ou até mesmo a falta dela, isso porque manter hábitos de higiene inadequados contribuem para o acúmulo de restos de alimentos e consequentemente o acúmulo de bactérias entre os dentes e a gengiva que causam a inflamação.

Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar. Cuide da sua saúde bucal para evitar que se repitam.

O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).

A placa bacteriana é composta por bactérias que são micro-organismos responsáveis pela irritação da gengiva e inflamação da área. O não tratamento faz com que os tecidos fiquem cada vez mais frágeis, criando um “espaço” entre os dentes e as gengivas.

Comer balas, doces e outros alimentos com açúcar
Por isso, é importante não exagerar no consumo de alimentos cariogênicos, como balas, bolos, pães e massas. Eles também favorecem o surgimento de bactérias na boca.

A doença gengival ocorre através de uma infecção pela bactéria Fusobacterium nucleatum (F. nucleatum).

Pode parecer uma coisa banal, mas, além de ser extremamente dolorosa, a infecção dentária não tratada pode levar a um quadro grave de saúde e até matar em alguns casos.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa e ocorre, principalmente, quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso, ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma septicemia, que é uma infecção generalizada que pode até levar à morte.

Uma má higiene oral, facilita este tipo de problema.

Considerações finais sobre a gengivite
É preciso que estejam aderidos aos dentes para que a doença se manifeste de fato. Deve-se evitar, contudo, que crianças sejam expostas a este tipo de contaminação. Beijos ou talheres outrora usados por terceiros podem representar risco a um sistema imunológico ainda imaturo.