O que o dentista faz em caso de gengivite?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Se seu dentista diagnosticar gengivite, ele poderá sugerir uma limpeza profissional denominada 'remoção de tártaro'. É realizada pelo dentista e destina-se a remover a formação indesejada da placa bacteriana, para deixar seus dentes devidamente limpos.

Quando diagnosticada, a gengivite é tratada com a remoção das placas bacterianas e do tártaro (raspagem). Os dentes e suas raízes são tratados com uma limpeza manual ou usando um aparelho de ultrassom.

Quanto tempo demora para se livrar da gengivite? Você pode esperar melhorias depois de alguns dias de tratamento para gengivite, mas pode demorar um pouco para que os sintomas desapareçam completamente. Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias.

A gengivite é causada principalmente pela má higiene oral, mas às vezes ocorre por causa de alterações hormonais (p. ex., gestação, menopausa) ou certas doenças sistêmicas (p. ex., diabetes, aids). Limpeza profissional, com ou sem um enxaguante antibacteriano, é normalmente o tratamento adequado.

Sim! A gengivite pode ser revertida, em geral, removendo a placa bacteriana e o tártaro (se for o caso), que são duas das principais causas da inflamação gengival.

A gengivite, por ser a fase inicial da doença, caracteriza-se pelo inchaço e vermelhidão das gengivas, além dos sangramentos ao passar o fio dental ou escovar os dentes, causados pela inflamação da região. Na periodontite, a inflamação progride e cria condições favoráveis para o aparecimento de uma bolsa periodontal.

Além da perda dental, outra das graves consequências da gengivite é a endocardite. Essa doença consiste numa inflamação preocupante que afeta a membrana responsável por revestir as válvulas cardíacas e a parede interna do coração.

No início pode ser que o problema nem cause tantos incômodos, mas no futuro, se a doença não for tratada, pode causar complicações piores como a periodontite. "Quando ocorre a perda do osso e do ligamento periodontal; sistema que liga o dente ao osso alveolar", explica o especialista Leonardo Costa.

As gengivas ficam vermelhas e inflamadas e sangram facilmente. O diagnóstico normalmente se baseia no exame das gengivas pelo dentista. Uma boa higiene oral, limpezas profissionais frequentes, e nutrição adequada, geralmente elimina a gengivite, e alguns enxaguantes bucais podem ajudar.

Os remédios indicados para a inflamação e o inchaço da gengiva são antibióticos, como a amoxicilina e a minociclina, e/ou anti-inflamatórios, tal como o nimesulida e o ibuprofeno.