O que comer com a gengiva inflamada?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Vegetais como couve e espinafre são cheios até a borda com vitaminas e minerais boca-saudáveis. Especificamente, eles possuem vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos vermelhos e reduz a inflamação. Ambos estes benefícios combatem irritação e gengivite.

Comer balas, doces e outros alimentos com açúcar
Eles também favorecem o surgimento de bactérias na boca. Agora você já sabe a importância de tratar a gengiva inflamada e que precisa buscar uma avaliação profissional.

Uma sopa batida no liquidificador e fria, uma gelatina sem açúcar, uma vitamina ou um iogurte natural, são boas opções. “Os alimentos frios e líquidos, por não exigirem muito da mastigação e não terem altas temperaturas, ajudam a aliviar a dor ou a não piorá-la.

O que fazer quando a gengiva está inflamada? O ideal é passar por avaliação de um(a) dentista para que a causa da inflamação possa ser identificada, mas é possível adotar alguns hábitos em casa que podem auxiliar no alívio dos sintomas: higiene bucal diária e adequada e bochecho com óleo de coco.

Água e sal

  • aliviar a inflamação na gengiva;
  • ajudar a aliviar a dor;
  • reduzir bactérias;
  • remover partículas de comida;
  • aliviar o mau hálito.

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

De fácil mastigação, ovos mexidos são excelentes para ingerir a quantidade diária adequada de proteína sem prejudicar a recuperação da gengiva. Assim como no caso da sopa, eles devem ser servidos suavemente mornos ou em temperatura ambiente para evitar danos no local da cirurgia.

Consequentemente, para facilitar a recuperação, o ideal é manter uma dieta líquida ou pastosa, pois os alimentos que exigem muita mastigação vão causar um certo incômodo ou dificultar as refeições. As opções frias também são boas para aliviar o inchaço — é por isso que os dentistas recomendam o sorvete.

Água morna com sal
Alguns estudos apontam a água salgada como um poderoso cicatrizante, com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Dessa forma, a solução de água morna com sal é um ótimo remédio para gengiva inflamada.

Gengiva inchada - tratamento
ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor. Contudo, estes medicamentos anti-inflamatórios não permitem tratar definitivamente o problema nos casos em que existe alguma doença relacionada.

Os contraceptivos orais ou injetáveis também podem contribuir para o agravamento da gengivite, tal como a exposição ao chumbo, ao bismuto (muito utilizado nos cosméticos) ou a outros metais pesados como o níquel (usado em joias). Algumas doenças que podem causar ou piorar a gengivite devem ser tratadas ou controladas.

De acordo com o dentista Daniel Cohen, o primeiro passo é consultar um profissional especializado. “A pessoa deve procurar o cirurgião-dentista imediatamente. O especialista que o paciente precisa, na maioria das vezes, é o periodontista, quando a doença periodontal for o causa da inflamação gengival e dor.

4 Melhores Cremes Dentais Para Gengivite

  1. 1 – Parodontax. Trata-se da maior referência em cremes dentais para gengivite. ...
  2. 2 – Oral-B Pró Gengiva. O cuidado com a saúde gengival está presente em diversos produtos da Oral-B. ...
  3. 3 – Oral-B Gengiva Detox Deep Clean. ...
  4. 4 – Colgate Periogard Gengiva Saudável.

A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.

Logo, a posologia da nimesulida para dor de dente consiste em: Comprimidos: dose de 50 a 100 mg, uma a duas vezes por dia; Comprimidos dispersíveis: dose de 100 mg dissolvida em meio copo de água, uma vez por dia; Solução em gotas: uma gota por cada kg de peso corporal, duas vezes por dia.

A principal causa de inflamação da gengiva é a placa bacteriana, mas outros fatores podem contribuir para esse problema. Os principais deles são: Infecções bacterianas ou virais. Infecções fúngicas.