O que causa tromboflebite na perna?

Perguntado por: ifigueiroa9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Há dois fatores de risco para a tromboflebite que não podem ser esquecidos: varizes e acesso venoso para infundir soro ou medicamentos.

Estase venosa causa tromboflebite
A estase venosa acontece quando, devido ao sedentarismo ou à falta de movimentos em um período específico, como um longo voo de avião ou uma internação hospitalar. Assim, a circulação se torna lenta e reduzida, facilitando a formação de coágulos.

Em grande parte das vezes, ela ocorre quando a pessoa fica muito tempo sentada na mesma posição, como durante uma viagem longa. Além disso, ela pode ocorrer quando manipulamos uma veia, por exemplo, em uma injeção ou na introdução de cateteres para infusão de medicamentos.

– cirurgias; – cigarro. Fatores de risco: Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas. Ambas possuem tratamentos, que devem ser indicados por um profissional vascular, de acordo com cada caso.

Como funciona o tratamento para Tromboflebite? O tratamento depende da causa, da extensão da tromboflebite e da veia acometida. Nos casos não complicados, orientamos apenas compressa morna, anti-inflamatórios e analgésicos; nos casos de sintomatologia mais exuberante, podem ser usados anticoagulantes.

A atividade física está contraindicada em pacientes que apresentam tromboflebite1,2. A orientação é que além do tratamento medicamentoso também haja repouso e elevação do membro afetado3. A tromboflebite é um processo inflamatório das veias superficiais em que ocorre trombose secundária.

Os sintomas da tromboflebite atingem o local onde a veia está inflamada e podem causar inchaço, vermelhidão, sensação de que a região afetada está mais quente, aparecimento de cordões vermelhos nas pernas e, quando houver presença de trombose profunda, observa-se dor nas panturrilhas e/ou coxas.

A flebite pode ser causada por tudo que leva a uma inflamação da veia como agulhas ou algumas substâncias endovenosas, vale ressaltar que algumas doenças da coagulação que predispõe ao surgimento de trombos aumentam o risco de desenvolver a flebite ou tromboflebite.

Prognóstico. A tromboflebite superficial geralmente não é uma condição séria e geralmente desaparece sozinha dentro de 2 a 6 semanas. No entanto, pode ser recorrente e persistente,causando dor e imobilidade significativas.

A trombose venosa profunda é mais comumente tratada com o uso de anticoagulantes, que podem ser injetados ou tomados como comprimidos. Eles não quebram os coágulos existentes, mas podem impedir que eles fiquem maiores e reduzir o risco de desenvolver outros, já que diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

Podem ser utilizados antagonistas da vitamina K (varfarina) ou os novos anticoagulantes diretos (rivaroxabana 10mg/dia), ambos por 45 dias. Essa anticoagulação de curta duração diminui a progressão do trombo, a recorrência e o risco de TVP.

Cirurgia na tromboflebite
Doentes com varizes e história de tromboflebite possuem indicação cirúrgica, depois de avaliado o risco-benefício.