Qual o melhor vaso para plantar rosas?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 11 votos

O mais indicado é aquele com 30 ou 60 L. Além disso, lembre-se de verificar se o vaso tem orifícios para drenagem. Caso não tenha, faça alguns furinhos, essenciais para a água sair, evitando o apodrecimento das raízes.

Cubra o orifício de drenagem com 8 cm de pedras ou pedregulhos e coloque a rosa, em seu vaso, no centro. Misture um composto rico em nutrientes com fungos micorrízicos. Você também pode adicionar 10 a 20% de estrume multiuso ou bem apodrecido para uma maior riqueza.

As roseiras crescem bem em vasos e plantadas diretamente no solo. As plantas de vaso precisam ser transferidas para recipientes maiores assim que suas raízes não tiverem mais espaço para o seu desenvolvimento. Isso pode ser verificado quando elas começarem a aparecer nos furos no fundo do vaso.

Além disso, vale lembrar que a melhor adubação é a orgânica, feita com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. O ideal é que o adubo seja espalhado com uma boa distância entre o caule e as raízes. As pragas mais comuns são pulgões, ácaros, trips, larvas e cochonilha.

Março

A época de plantio das rosas vai de meados de Março até meados/fim de Abril consoante o clima. Escolha um local para a planta com ar e luz suficientes, de preferência que tenha ao longo do dia várias horas de exposição solar.

As rosas precisam receber luz solar direta diariamente, pelo menos 5 horas, e preferencialmente durante o período da manhã. O local precisa ser ventilado, mas é necessário cuidar com o excesso de vento. Esse pode prejudicar o desenvolvimento da planta, já que ela é frágil e sensível a agentes externos.

PLANTIO - acomode as mudas em covas com 30 centímetros de profundidade.

Apenas algumas horas presas no calor podem sugar a água de suas rosas e deixá-las murchas quase que definitivamente. O vaso deve ser lavado antes de submergir as hastes cortadas na água. Além disso, limpe o vaso toda vez que trocar a água.

O cuidado com a quantidade de água que as mini rosas recebem é fundamental para garantir a saúde da planta. A recomendação é que ela esteja sempre com a terra levemente úmida, mas sem encharcar. Por fim, a manhã é o horário ideal para regar as plantas, pois o excesso de umidade evapora ao longo do dia.

Como cuidar de uma rosa? Cuidados para ela durar muito mais

  1. Mantenha a iluminação e a temperatura ideal. ...
  2. Adube corretamente as rosas. ...
  3. Proteja as roseiras das pragas. ...
  4. Realize a poda periodicamente. ...
  5. Para cuidar de uma rosa, faça podas anuais e podas de manutenção. ...
  6. Faça a rega sem acúmulo de água. ...
  7. Borrife as pétalas com água.

Não é necessário cortar o torrão, apenas esfarelar um pouco, apertando-o para liberar as raízes, para que, em contato com a terra, ela possa absorver os nutrientes. Após feito o buraco, preenche-se com a terra e aperta-se ao redor para que a planta fique firme no vaso.

Dizem que o melhor momento é o de Lua minguante, pois nesse período a seiva da planta estaria na raíz. Eu pessoalmente já podei na Minguante, mas hoje escolho fazer a poda anual (ou radical) de inverno não apenas das roseiras, mas de todas as outras, nas luas Nova e Crescente.

As rosas e hortênsias podem ser desidratadas no varal (ao ar), já aquelas que precisam ter suas cores e estruturas conservadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. Outro método para secagem das hortênsias é o vaso com água.

Para que a sua roseira cresça bonita e saudável, ela deve ser plantada em um solo rico em húmus e, preferencialmente, argiloso. Antes de fazer o plantio, você precisa também criar pequenas covinhas com 30 cm de profundidade e não esquecer de cobrir com terra depois de colocar a sua muda de rosa no solo.

O período de inverno, tempo de chuva e de frio mas também de um sol mais tímido, é uma boa altura do ano para analisar o estado das suas roseiras, que, para se desenvolverem em condições, precisam de pelo menos seis horas de sol direto por dia. Se não é esse o caso, talvez seja boa ideia transplantá-las.

Quando são expostas ao frio típico do inverno, as folhas caem, e as que restam ficam amareladas. Agora, se elas já estão florindo, as flores caem, e a planta fica muito prejudicada. Em alguns casos, a planta pode até no inverno, se for mal cuidada.