Como manter a roseira pequena?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Poda: É necessário retirar os galhos maiores no final do inverno, esse tipo de poda ajuda com que volte dar flores. Existem vários tipos de roseiras e, evidentemente, uma poda especial para cada tipo: Poda Baixa: Ideal para rosas-rasteiras, híbridas-de-chá, sempre-floridas, miniaturas e biscuit.

As roseiras precisam ser podadas regularmente, para eliminar galhos mal formados, brotos doentes e flores velhas (confira as dicas de poda aqui e um vídeo com o passo a passo da poda correta aqui).

A roseira necessita rega constante, mas o solo não deve ficar empapado – é preciso ter uma boa drenagem. Apenas a terra deve ser molhada, evitando-se cobrir a parte aérea com água. A planta deve receber sol direto, evitando sombra, cantos escuros e ambientes internos.

As rosas precisam receber luz solar direta diariamente, pelo menos 5 horas, e preferencialmente durante o período da manhã. O local precisa ser ventilado, mas é necessário cuidar com o excesso de vento. Esse pode prejudicar o desenvolvimento da planta, já que ela é frágil e sensível a agentes externos.

Café também faz bem!
As rosas adoram “alimentos” ácidos. Por isso, o café é também um ótimo adubo para elas. Ao misturar o pó de café com a terra, você fornece nitrogênio para as plantas, ajudando-as a desenvolver raízes fortes. Polvilhe o pó de café usado ao redor da base da roseira, misturando um pouco com a terra.

As roseiras gostam de sol, mas não apreciam muito calor e clima excessivamente seco. Sendo assim, a orientação é que, nas regiões mais quentes, elas fiquem em locais com cerca de cinco horas de iluminação direta. Já nas regiões mais frias, a exposição solar deve ser plena.

Mantenha as flores de corte frescas por mais tempo.
O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Escolha o vaso do tamanho ideal
O mais indicado é aquele com 30 ou 60 L. Além disso, lembre-se de verificar se o vaso tem orifícios para drenagem. Caso não tenha, faça alguns furinhos, essenciais para a água sair, evitando o apodrecimento das raízes.

Sobre a quantidade de água, regar próximo ao caule é a maneira mais adequada para o plantio de rosas. Enquanto a planta estiver mais jovem, o ideal é regá-la diariamente, até que as folhas apareçam. Após a maturidade, o recomendado é regar semanalmente no inverno e duas vezes por semana durante o verão.

Regar. A rega durante o tempo quente e seco é essencial para as roseiras. A quantidade de água com que deve regar varia consoante o tipo de solo e as condições específicas do tempo. Na maioria dos casos, uma rega abundante uma vez por semana ou de duas em duas semanas será suficiente.

– Poda de manutenção
Deve ser realizada sempre que as roseiras estiverem com folhas secas, flores murchas, galhos tortos, secos ou mal formados. Não há uma época especial para fazer a poda de manutenção, mas evite o alto inverno para que os futuros brotos não queimem com a geada.

Florescem quase o ano todo, com mais intensidade na primavera-verão.