É proibido matar pombos?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Procurar como matar pombos não é a solução. Até porque essa ação é ilegal e caracterizada como crime ambiental. Você não pode matar pombos da mesma forma que elimina outras pragas urbanas. Esses insetos e animais apenas estão reivindicando seu espaço perdido a partir do processo de urbanização.

Matar pombos é proibido por lei, com penas de até cinco anos de prisão. Em Londrina, no Paraná, o problema era tão grave que a prefeitura conseguiu uma liberação do Ibama para abater algumas aves, mas o trabalho ainda não começou.

Os pombos podem transmitir doenças para os seres humanos. Isso acontece por conta dos piolhos, que ficam escondidos nas peninhas. Além disso, podem transportar bactérias que estão muito presentes nas fezes. A Lei n° 9.605 de 1995 proíbe o ato de matar essas aves, estando sujeito à multa e à cadeia.

Como citado anteriormente, os pombos, são portadores de parasitas como piolhos de pombos, ácaros, percevejos e carrapatos; e doenças causadas por bactérias e fungos como a Salmonelose, Psitacose, Histoplasmose e Criptococose, fatais ao homem quando não diagnosticadas e devidamente tratadas.

Não. Pombos são protegidos pela Lei Nº 9605/98, que proíbe a captura e o abate de animais com métodos inadequados.

Os pombos são animais silvestres, protegidos pela Lei de Crimes Ambientais e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – (“IBAMA”). Portanto, matar pombo é crime, sim! As penas podem variar de multas à 5 (cinco) anos de prisão, em casos específicos.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.

Utilize refletores. Quando o sol bate em uma superfície refletora, forma um efeito de prisma que incomoda a visão das aves. Para esse efeito você pode usar fitas refletoras, balões metalizados ou CDs antigos.

Há opções de repelentes para pombos no mercado, mas também existem soluções caseiras para isso, como a naftalina. A naftalina possui um odor que causa incômodo nos animais. Recomendada-se espalhar naftalina em locais que eles costumam ficar: pelo quintal, no telhado etc.

  • - salmonelose: doença infecciosa provocada por bactérias. ...
  • - histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. ...
  • - ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. ...
  • - meningite: inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

Em abiente natural, os pombos se alimentam de insetos, grãos e sementes e, dessa forma, realizam o controle populacional dos insetos e a dispersão de algumas sementes que foram ingeridas, mantidas quentes e úmidas e eliminada pelas fezes das aves em condições propícias para a germinação.

Art. 1º É proibido alimentar e/ou manter abrigo para alojamento de pombos urbanos (Columba livia - variedade doméstica) no Município de São Paulo. Art. 2º É proibida a comercialização de alimentos para pombos nas vias e logradouros públicos do Município.

Potes de água e ração também atraem essas aves. Mantenha-os longe dos pombos. Faça barulho para espantar pombos: serve grito, estouro, buzina, etc.

Os pombos são verdadeiros dorminhocos, afirmou Rattenborg: "Em laboratório, eles dormem quase toda a noite e também tiram soneca na outra metade do dia." Se os pesquisadores os impedem de fazer a sesta, eles dormem mais intensamente na noite seguinte; assim como os humanos, essas aves precisam reabastecer as energias.

6 anos