Pode usar creolina em gatos?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Farmacodinamica de Creolina: O cresol e fenol possuem ação bactericida, atuam sobre o protoplasma bacteriano, causando desnaturação e precipitação de proteínas e destruindo o micro-organismo. Contraindicação do produto Creolina: Não usar em felinos.

Muitas vezes atendemos cães e gatos intoxicados, pois estiveram em contato com creolina, um desinfetante que pode ser utilizado quando os animais estão com bicheira ou na própria limpeza de casa ou do canil.

O farmacêutico Leandro Medeiros, coordenador do curso de Farmácia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), explica que a creolina é um produto tóxico que não deve ser ministrado nem mesmo a animais e que só serve como produto para desinfecção de instalações rurais.

Modo de usar e posologia
A CREOLINA PEARSON é um produto de uso externo. Em uso tópico, nos casos de miíases pequenas, utilizar duas gotas. Nas miíases maiores, aumentar proporcionalmente o número de gotas, de acordo com o tamanho da bicheira. Como germicida, utilizar soluções de 2,0% a 4,0 % em água.

A creolina é usada como desinfetante, principalmente. na área rural. E tem sido utilizada também. popularmente para curar feridas e matar bicheiras dos.

Lave com água e sabão, enxaguando até não ficar qualquer resíduo; Aplique o desinfetante para gatos sobre a superfície limpa, deixando agir de acordo com o tempo da embalagem; Deixe o ambiente secar, não há a necessidade de enxaguar; Retorne os animais quando o ambiente estiver seco.

A escovação a cada três dias, em média, ajuda a remover o excesso de pelos, eliminar impurezas e até parasitas como carrapatos e pulgas. Nesse último caso, se encontrar parasitas nos pelos do gato, procure eliminá-los rapidamente com um produto específico e procure o veterinário, uma vez que podem transmitir doenças.

CREOLINA e de fácil manuseio, de uso externo, sendo diluído em água pode-se dar banho em animais infestados por pulgas e carrapatos. Para cada litro de água, duas gotas de CREOLINA , podendo pulverizar os canis as paredes e roda pés dos locais onde os animais dormem.

"Em contato com a pele, esses fenóis provocam queimaduras. A gravidade depende do tempo de exposição e quantidade", disse o professor associado do Departamento de Química Orgânica da USP Ribeirão Paulo Marcos Donate.

Segundo o fabricante os principais sintomas da intoxicação com Creolina® são dor de estômago, cefaleia, dor e eritema na pele, dor nos olhos, efeitos narcóticos, náuseas, vômitos, diarreia e tremores.

Indicações. Indicado como desinfetante de instalações rurais, tais como: granjas, aviários, pocilgas, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões. No preparo do campo operatório, em pequenas e grandes intervenções cirúrgicas.