Qual o tempo de vida de um pombo?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Columba livia, conhecida pelos nomes comuns de pombo-comum, pombo-doméstico ou pombo-das-rochas ou simplesmente pombo, é uma espécie de ave da família Columbidae. Verifica-se grande variação no padrão de cores desse animal, havendo exemplares brancos, marrons, manchados e acinzentados.

4 anos

Um pombo na cidade vive em média 4 anos, enquanto que em seu ambiente natural pode viver até 15 anos.

Os pombos são animais monogâmicos, formam um casal a vida toda. Possuem de 5 a 6 ninhadas anuais cada uma com até 3 crias. Após 1 mês da eclosão dos ovos, os filhotes estão prontos para voar. Enquanto isso, ficam sob os cuidados dos “pais”.

Criptococose. Também conhecida como doença do pombo, é causada pelo mesmo fungo responsável pela meningite. Em alguns casos, pode ser assintomática, em outros, pode dar indícios como dor de cabeça, dor no peito, tosse e erupção na pele.

Os pombos são verdadeiros dorminhocos, afirmou Rattenborg: "Em laboratório, eles dormem quase toda a noite e também tiram soneca na outra metade do dia." Se os pesquisadores os impedem de fazer a sesta, eles dormem mais intensamente na noite seguinte; assim como os humanos, essas aves precisam reabastecer as energias.

A criptococose é uma doença infecciosa adquirida por aspiração dos fungos Cryptococccus neoformans e Cryptococcus gattii, que podem ser encontrados nas fezes de pombos urbanos e levar à morte dos indivíduos acometidos.

Como criar um pombo
O ideal é sempre deixar a ave livre pela casa – tomando todos os cuidados para se evitar acidentes -, mas é importante que se tenha gaiolas para que ela tenha um local onde descansar, se alimentar e se limpar.

Diminua a tranquilidade do pouso
Você já deve ter ouvido falar que pombos não gostam muito de locais inclinados. Mas outra coisa que incomoda-os são fios de pesca esticados. Pode prejudicar seu pouso, o que faz com que busquem outro espaço para ficar.

Falcões-peregrinos e gaviões são os principais predadores naturais de pombos adeptos à caça e remoção de alimentação, Outros predadores comuns de pombos selvagens são gambás, guaxinins e corujas, e seus ovos podem ser capturados por gaivotas e corvos.

As aves, na natureza, tem uma função muito importante de controlar os insetos e replantar as sementes das plantas que comem. Ao receber alimento, as aves deixam de buscar na natureza alimentos adequados à sua dieta, como grãos, frutos e insetos. A oferta ou escassez de alimentos influencia a reprodução dos pombos.