Como fortalecer as roseiras?

Perguntado por: unogueira4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Boa nutrição com alfafa. A alfafa é uma leguminosa rica em nutrientes e pode fazer bem tanto para os animais e humanos, como para as roseiras. Ela é capaz de fornecer nitrogênio, cálcio, ferro, fósforo e outros nutrientes essenciais para a planta, incluindo um ácido graxo que ajuda no crescimento.

Para evitar que sua roseira pegue fungos, muito comuns nesses meses chuvosos, proteja a cicatriz da poda com própolis ou canela em pó. Aliás, vale ter à mão uma pasta feita de vaselina e canela em pó (mas tem de ser da vaselina em pasta, encontrada em farmácias).

Depois do plantio da roseira, você vai precisar fazer adubações. Para isso, use adubo granulado NPK, formulação 4-14-8. Ele é composto por 4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio. Cheio de nutrientes bem ricos para a sua plantação!

As roseiras gostam de sol, mas não apreciam muito calor e clima excessivamente seco. Sendo assim, a orientação é que, nas regiões mais quentes, elas fiquem em locais com cerca de cinco horas de iluminação direta. Já nas regiões mais frias, a exposição solar deve ser plena.

Verão ao sol;
Durante a primavera e o verão deixe que sua planta receba muito sol. Essas plantas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia, isso para crescer e florescer. Mesmo aguentando muito sol, essas plantas também gostam de sombra filtrada nas horas mais quentes do dia.

Mantenha as flores de corte frescas por mais tempo.
O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Os principais cuidados são escolher um recipiente que comporte o crescimento das raízes da roseira e aplicar adubo líquido a cada 15 dias diretamente no solo. Além disso, vale manter sua planta em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado.

Casca de banana para florir
Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo.

Como tratar as folhas amareladas das rosas?

  1. Ajuste a rega. Se as suas rosas estão recebendo água demais ou de menos, ajuste a frequência e a quantidade da rega de acordo com as necessidades da planta. ...
  2. Ajuste a adubação. ...
  3. Combata as pragas e doenças.

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

As rosas gostam de bastante umidade, então, é recomendável realizar a rega diariamente. Mas tenha atenção, pois a água acumulada pode causar efeito reverso, apodrecendo as raízes. Um dica é fazer a rega no turno da manhã e perante sol pleno, garantindo, assim, que a água seja bem absorvida pelas plantas.

  1. Tire o plástico. “A primeira dica é retirar imediatamente o plástico que embrulha as rosas. ...
  2. Use pouca água. ...
  3. Sempre lave o vaso. ...
  4. Corte hastes na diagonal e limpe folhas e pétalas. ...
  5. Escolha o lugar certo. ...
  6. Conservante natural.

É uma planta perene, ou seja, dura para sempre, desde que seja bem cuidada. Roseiras são plantas desafiadoras por sua imensa variedade, o que as faz serem desejo de colecionadores, pois há muitas diferentes entre si. O fato, entretanto, pode dificultar um pouco a versão de cada cultivo.

Época para podar roseiras
A tradição popular indica que as melhores épocas para a poda de roseiras de espinhos são os meses que não tem R – maio, junho, julho e agosto – e durante o período de lua crescente.

Faça a rega
Depois, você deve deixar a terra sempre úmida, mas atente-se: não é necessário encharcar de água. Outro ponto é que a muda não pode ficar em local que bata sol diretamente para que as rosas consigam brotar. Por isso, escolha um local que receba luz do sol indiretamente.

Para adubar as plantas você pode tanto misturar farinha de osso ao húmus quanto colocá-la por cima do solo e regar bem. Normalmente coloca-se uma colher de sopa de farinha de osso e uma colher de sopa de cinzas em vasos médios. Esse adubo é forte e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas.