Qual o melhor tipo de fermento para pão?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

O fermento fresco é o tipo mais comumente utilizado na panificação, como no preparo de pães, pizzas e esfihas. Ele é vendido em tabletes e deve ser armazenado na geladeira.

Fermento biológico

Fermento biológico (seco e fresco)
Este é um dos fermentos que você pode usar na hora de fazer o seu pão! Diferentemente do químico, o fermento biológico é feito a partir de leveduras que, em contato com água e farinha, liberam gases e fazem a massa crescer.

O fermento, ou "fermento biológico" como é mais conhecido, nada mais é do que uma grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisae, um grupo de leveduras muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães, bolos, biscoitos, etc.. Este grupo faz parte dos fungos, e engloba organismos unicelulares com ...

Vale lembrar que, pela dificuldade de conservação e tempo de validade curto, o fermento biológico fresco é mais utilizado em panificação profissional, e por isso também é chamado de fermento de padaria. Caso você busque um fermento de pão para receitas ocasionais, aposte nas opções secas!

O fermento biológico é composto por leveduras, enquanto o químico é feito à base de bicarbonato de potássio. A maneira como eles agem, é bastante distinta. No fermento químico, o mesmo gás é obtido em reações do bicarbonato de sódio com algum ácido.

O fermento biológico fresco
Ele é vendido em tabletes e deve ser armazenado na geladeira. Ao escolher o fermento fresco, é importante verificar se ele não está muito pastoso ou seco, e se não apresenta manchas escuras ou cheiro desagradável, pois esses são sinais de deterioração devido a uma má conservação.

30g

A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha. Ele precisa ficar na geladeira e sua validade é de 15 a 45 dias, dependendo do fabricante. Fermento biológico seco é aquele que vem em uma latinha na forma de pó granulado.

Assim, ao contrário do fermento biológico, o fermento químico não possui leveduras. Ele faz a massa crescer porque é levado ao forno e produz o dióxido de carbono, que expande, aumentando o volume da massa.

O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio.

Quando ocorre o aquecimento da massa no forno, as leveduras se multiplicam e ingerem o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a liberação de gás carbônico, fazendo com que a massa, seja de bolo ou pão, fique inflada.

Melhor farinha para fazer pão

  • Farinha Anaconda Tradicional (Branca)
  • Farinha de Trigo Rosa Branca (Branca)
  • Farinha de Trigo Venturelli (Branca)
  • Desenvolvimento do Glúten após autólise.

Vai estragar sua receita e descompensar a quantidade dos outros ingredientes. Um envelope de fermento biológico seco de 10g é o bastante para 1kg de farinha. Para fermento fresco usa cerca de 40g. O processo de fazer o pão é natural.

O fermento de padeiro tem características diferentes do fermento químico que usamos para os bolos. No fermento químico temos um ácido e uma base que reagem e produzem dióxido de carbono. No caso do pão, o fermento de padeiro é formado por um micróbio vivo (Saccharomyces cerevisae).