Qual o melhor remédio caseiro para ferida na boca?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Qual remédio caseiro para afta na boca é bom?

  • Aplicar leite de magnésia. ...
  • Enxaguar com água e sal marinho. ...
  • Colocar gelo na úlcera. ...
  • Usar saquinhos de chá de camomila ou lavanda. ...
  • Considerar suplementos para deficiências nutricionais. ...
  • Experimentar remédios naturais como extrato de própolis verde. ...
  • Utilizar cravo-da-índia.

Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como:

  1. evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar;
  2. não tocar ou apertar as feridas e bolhas;
  3. eliminar o uso tabaco e álcool.

Feridas que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo seu dentista para análise do problema”, alerta o cirurgião buco maxilo facial, Dr. Alessandro Silva.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

São utilizadas também pomadas anti-inflamatórias com substâncias como corticoides, que ajudam a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Em casos de feridas que apresentam o risco de infecção, o médico pode indicar o uso de pomadas com sulfadiazina de prata, que age como um agente bactericida.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

As lesões bucais podem ser provocadas por aftas, impactos fortes, irritações ou até por infecções, virais ou bacterianas. Um exemplo de infecção viral comum entre as pessoas é a herpes labial, surgem pequenas bolhas na região dos lábios que causam dor e ardência.

As feridas na boca podem ser provocadas por aftas, por pequenas pancadas, irritações desta região, ou por infecções virais ou bacterianas. O herpes labial é um exemplo de infecção comum causada por vírus, que provoca pequenas bolhas que doem e ardem, na região dos lábios.

Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Indicação: Omcilon-A Orabase (triancinolona acetonida) é um corticosteroide sintético que possui ação anti-inflamatória atuando no alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.