Qual o melhor iogurte para soltar o intestino?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

O probiótico vivo Bifidobacterium animalis, presente em todos os iogurtes da linha Activia®, por exemplo, favorece o bem-estar do aparelho digestivo e é o único com comprovação científica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Além dela, o mamão e a ameixa são grandes conhecidos por terem um bom desempenho na hora de “soltar” o intestino. Ainda, figo, kiwi, uva, manga, abacaxi também podem ajudar. Lembre-se de consumir a casca daquelas em que é possível fazer isso, – como a uva, por exemplo.

mamão

Famoso e queridinho de todos que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes.

O probiótico exclusivo de Activia é o Bifidobacterium animalis lactis DN-173 010/CNCM I-2494. Por possuir este probiótico em sua formulação, Activia oferece 5 benefícios para a saúde digestiva, ajudando no alívio da constipação, inchaço, gases, dores e ruídos intestinais.

O tratamento da prisão de ventre pode ser feito por meio de probióticos, por exemplo, kefir e kombucha, que são naturais. Também é possível tê-los liofilizados, que são feitos normalmente em farmácias de manipulação. O kefir pode ser adicionado a vitaminas, sucos e sopas.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Chia e linhaça
Por serem fibrosas, elas produzem um gel no intestino que dá maior consistência ao bolo fecal, o que permite um melhor trânsito intestinal.

Aumentar o consumo de líquidos
Ou seja, o transporte das fezes até o reto, para sua eliminação. Então, se você já disse queixas como “estou com dificuldade de defecar”, “não consigo defecar”, é hora de analisar como está sua hidratação e o quanto de água tem consumido diariamente.

É aconselhável que se faça uso de alimentos integrais, como arroz, pães, torradas e biscoitos; Legumes (de preferência com a casca): tomate, berinjela, beterraba, pepino, entre muitos outros; Utilize alho, cebola, ervas naturais e azeite, limão para temperar saladas.

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais. Medicamentos: laxantes e óleo mineral.

Beba água ou chá quando acordar e, pelo menos, dois copos ou duas chávenas destes ou outros líquidos durante ou no fim das refeições. Deverá ingerir caldos e sopas. A falta de líquidos é uma das principais causas de fezes duras.

Opções como laranja, mamão e ameixa são excelentes para soltar o intestino preso, pois elas são ricas em fibras e em água. A hidratação garantida por essas frutas é excelente para acelerar o trânsito intestinal, enquanto as fibras auxiliam o corpo a formar as fezes.