Qual o melhor carboidrato para ganhar massa muscular?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

São carboidratos complexos as batatas, o arroz integral, as verduras, as frutas e os legumes. A médica lembra ainda que a proteína e o carboidrato conseguem aumentar a massa magra.

É a proteína ou carboidrato que aumenta a massa magra? Por desinformação e senso-comum, muitos acreditam que apenas as proteínas são responsáveis pelo ganho de massa magra. Mas, ambos são eficientes quando o assunto é ganho de músculos.

Para atingir a hipertrofia, além da prática constante de exercícios físicos, ter uma alimentação saudável focada em proteínas é essencial. Mas se engana quem acredita que os carboidratos devem ser cortados. O macarrão, por exemplo, é uma ótima forma de ganhar massa muscular.

As proteínas são nutrientes essenciais para reparar e desenvolver o tecido muscular. Elas permitem equilibrar os hormônios, produzir anticorpos, aumentar a massa muscular, fornecer energia para o corpo, transportar oxigênio, entre outros benefícios.

ÁLCOOL E FRITURAS
Nem todos os alimentos são benéficos para o ganho de massa magra. O consumo de bebida alcóolica é prejudicial nesse processo. "As bebidas alcoólicas interferem na absorção de vitaminas e minerais, desidratam e atrapalham a síntese proteica. Além disso, diminuem os níveis de testosterona no organismo.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

1. Iogurte com fruta e aveia. A mistura de iogurte com 1 fruta e 1 ou 2 colheres de sopa de aveia fornece uma boa quantidade de carboidrato e de proteínas para manter a energia antes do treino. O iogurte natural, por exemplo, tem 7 g de proteína em cada unidade, a mesma quantidade encontrada em 1 ovo.

Treino - o que comer antes e depois
Se o espaço for mais longo, de 2 a 3 horas: pode optar por refeições maiores e mais completas, compostas por alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, aipim, inhame, arroz, macarrão, acompanhados de alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, ovo), vegetais e legumes.

carne vermelha

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente a carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA.

Arroz integral cozido – 4 colheres de sopa cheias (100g); Feijão preto cozido – 2 colheres de servir cheias (70g); Couve manteiga refogada – 2 colheres de servir rasas (60g).

Assim, juntos, ajudam a reparar os músculos. Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.

O que recomendamos é optar por alimentos saudáveis, priorizar o consumo de proteínas (ovos, queijos, atum, peixes, carne, frango, tofu, grão de bico e feijão), carboidratos (tapioca, pães integrais, batata, batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral e frutas) e gorduras boas (azeite, abacate e castanhas).

Manter-se hidratado é essencial para o ganho de massa muscular porque o músculo é formado 75% de água. Isso significa que você deve apostar na ingestão de pelo menos 2 ou 3 litros de água por dia junto aos bons hábitos alimentares e a rotina de treinos.

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular.