Qual o melhor antifúngico natural?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Antifúngicos naturais e ervas: alho, cebola, óleo de coco, tomilho, alecrim. Além desses alimentos que melhoram a síndrome fúngica, é importante também ter hábitos de vida saudáveis, boas noites de sono e incluir atividades físicas para o controle de estresse.

Os extratos de Camomila (Matricaria recutita L), Erva-Doce (Pimpinella anisum L.), Hortelã (Mentha piperita L.) e Boldo-do-Chile (Peumus boldus) utilizando álcool etílico e álcool de cereais possuem atividade antifúngica frente às culturas de leveduras isoladas de amostras clinicas.

Carnes de frango, porco e boi não são as mais recomendadas para pacientes afetadas pelo fungo Candida albicans, bem como manteiga, ovos e leite.

O tratamento das infecções por fungos é conhecido na prática médica, todavia, como a Síndrome Fúngica ainda é pouco conhecida, um tratamento específico está por ser determinado. O que sabemos é que o uso de drogas antifúngicas pode ajudar, mas há casos em que os sintomas não melhoram completamente.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Após investigação, Taylline verificou que a camomila, alcanforeira, erva-doce e erva-de-são-caetano mostraram propriedades antifúngicas.

Nos últimos anos estão sendo utilizados meios físicos para o extermínio dos fungos, tais como raios ultravioleta, raios gama, raios X, correntes de alta freqüência e ultra-som.

Devido à sua alta acidez, o vinagre de maçã é ideal para combater as infeções fúngicas, neutralizando os microrganismos sem danificar a pele. Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora.

Chás que combatem a candidíase
Uma delas é a uva-ursina, folha com propriedades antifúngicas. Para preparar a bebida, basta manter duas colheres de chá da planta em infusão em água fervente por aproximadamente cinco minutos. A recomendação é bebê-lo três vezes ao dia.

Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.

O fluconazol é hoje o antifúngico mais usado no Brasil, porque grande parte dos fungos continua sensível a ele, completa a infectologista Dania Abdel Rahman, coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin (HAS).

Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo possui potente atividade no combate à micose, agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.

As folhas verde-escuras têm um forte efeito desintoxicante. Quando os fungos da candidíase começam a morrer, eles liberam toxinas. Para eliminar essas toxinas, aumente o consumo de rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.

Carne e massa estão entre os alimentos que pioram a candidíase; veja outros. Ocorreu um problema.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

Uma coceira persistente. Manchas esbranquiçadas ou uma mudança na cor ou na textura das unhas. Sintomas clássicos de algum tipo de micose. Aliás, esse é o nome dado a doenças que são causadas por fungos (microrganismos) que podem ser encontrados na terra, areia, nos animais e até mesmo na pele humana.