Qual o melhor antibiótico para apendicite?

Perguntado por: ipeixoto2 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Foram utilizados cefotaxima e tinidazol intravenosos por 2 dias, seguidos de ofloxacino e tinidazol por 10 dias. O estudo mostrou que o tratamento é adequado, com curto tempo de internação e de dor. Ressalta-se que há risco de recorrência, mas esta ocorre com incidência próxima à de complicações pós-apendicectomia.

E o apêndice não tem a capacidade de se desinflamar. Portanto, uma vez inflamado, a inflamação tende a progredir até culminar na ruptura do órgão.

O uso de antibiótico faz parte do tratamento. A apendicite aguda é a condição abdominal inflamatória aguda mais frequente nos diferentes serviços de emergência. Por se tratar de uma condição infecciosa, o uso de antibiótico é um dos pilares do tratamento.

Dentre os cuidados que devem ser tomados para garantia de melhor recuperação, podemos destacar: repouso relativo na 1. ª semana: leves caminhadas são indicadas, mas esforços como carregar peso devem ser completamente evitados; tratar a ferida com água e sabão e manter curativo por 2 dias.

A dor da apendicite pode amenizar com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios; mas isso não impede que ela surja novamente.

A dor dura mais de algumas horas
Se a dor durar mais de cinco ou seis horas, vale a pena consultar um profissional de saúde para descartar apendicite. Em caso de enjoo, vômito ou febre, vá ao pronto-socorro.

Os sinais da apendicite podem ser confundidos com outras doenças, como pedra nos rins, e outras enfermidades, principalmente nas mulheres, como cisto no ovário e infecção urinária. Às vezes a dor inicia perto do estômago e a pessoa pode achar que está com algum problema gástrico.

As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome. Devido à gravidade do quadro, é preciso estar atento à dor, especialmente se ela começa fraca e difusa e vai se concentrando na parte inferior direita do abdome com o passar das horas.

Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar apendicite.

O tempo transcorrido, desde o início da dor até os eventos de gangrena e perfuração, é imprevisível, mas, na maioria dos casos, situa-se em torno de 48 horas para a necrose e 70 horas para a perfuração.