Qual o médico que cuida da laringite?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

É o médico otorrino quem cuida de doenças das vias aéreas superiores, como rinite, sinusite, amigdalite, faringite e laringite.

O diagnóstico da laringite é feito pelo médico otorrinolaringologista (especialista em otorrinolaringologia), devendo o doente recorrer a esta especialidade sempre que os sintomas se agravam na fase aguda ou quando se prolongam por mais de de 2 a 3 semanas.

Se você está com rouquidão e dificuldade para engolir, saiba que o problema pode ser mais grave do que uma simples dor de garganta. Esses também são típicos sintomas da laringite, uma doença que ataca a laringe e pode causar graves infecções e até mesmo provocar tumores nas cordas vocais se não tratada adequadamente.

Beber líquidos mornos e tomar certos medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Medicação como, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar no alívio da dor. Se a condição é causada por bactérias, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos.

As principais recomendações para o tratamento caseiro da laringite são:

  1. Descansar a voz;
  2. Manter o ambiente sempre úmido, se possível com o uso de umidificadores de ambiente;
  3. Não pigarrear;
  4. Ingerir bastante líquido;
  5. Evitar o fumo, assim como permanecer em ambientes onde as pessoas estejam fumando.

Tente não sussurrar, gritar ou usar demais a sua voz, porque isto pode piorar a laringite. Se a laringite for causada por outra doença, como um refluxo gastresofágico, bulimia ou um crescimento anormal na laringe, seu médico irá tratar esta doença.

Laringite é uma condição em que ocorre inflamação e edema da laringe que é o órgão respiratório onde se situam as cordas vocais. A laringe tem um papel fundamental na respiração, deglutição e na fala. Pode ser aguda ou crónica, embora na maioria dos casos a condição seja temporária e não tenha consequências graves.

A prednisolona (1,0 mg/kg) parece reduzir o tempo para extubação em crianças em UTIP com laringite. Muitos departamentos de emergência usam prednisolona VO para o tratamento da laringite como uma alternativa mais facilmente disponível do que a dexametasona.

A laringite alérgica resulta da exposição a um alérgeno inalado, causa sintomas de tosse e disfonia e provavelmente ocorre através de três mecanismos:6,19 (1) a inflamação local da laringe, nariz ou seios paranasais produz um sistema de up-regulação de mediadores inflamatórios que passam através da circulação e ...

A laringite aguda é uma condição autolimitada que dura menos de três semanas e geralmente está associada a uma infecção do trato respiratório superior, principalmente viral.

A infecção pode ocorrer por vírus ou bactérias e a diferença está na formação de placas das bactérias. Se for viral, o tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos. Se for bacteriana, antibiótico. Em ambos os casos, porém, é importante o repouso vocal para a recuperação mais rápida da voz.

Tosse seca, bem característica e conhecida como “tosse de cachorro” ou “barking cough”. Rouquidão.