Qual médico que cuida de laringite?

Perguntado por: usanches9 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Muitas vezes chamado de Otorrino, o médico Otorrinolaringologista, é um especialista em ouvido (Oto), nariz (rino) e garganta (laringo), e cuida de uma série de doenças que muitas vezes não relacionamos ao especialista.

Se você está com rouquidão e dificuldade para engolir, saiba que o problema pode ser mais grave do que uma simples dor de garganta. Esses também são típicos sintomas da laringite, uma doença que ataca a laringe e pode causar graves infecções e até mesmo provocar tumores nas cordas vocais se não tratada adequadamente.

Beber líquidos mornos e tomar certos medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Medicação como, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar no alívio da dor. Se a condição é causada por bactérias, o tratamento pode envolver o uso de antibióticos.

O diagnóstico de laringite se baseia nos sintomas típicos e nas alterações de voz. Por vezes, o profissional da saúde examina o fundo da garganta com um espelho ou com um tubo de visualização fino e flexível, que mostra alguma vermelhidão e, em certas ocasiões, alguma inflamação do revestimento da laringe.

Laringite aguda
Infecções causadas por vírus, como um resfriado. Inflamação por uso extenuante das cordas vocais, causada por esforço repetitivo ou uso excessivo da voz.

A videolaringoscopia é utilizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças como nódulos ou pólipos nas cordas vocais. Além de laringites crônicas, cistos intracordais, sulcos vocais, edema de Reinke, papilomatose laríngea, paralisias, leucoplasias e neoplasias.

A prednisolona (1,0 mg/kg) parece reduzir o tempo para extubação em crianças em UTIP com laringite. Muitos departamentos de emergência usam prednisolona VO para o tratamento da laringite como uma alternativa mais facilmente disponível do que a dexametasona.

Benatux Xarope 120ml - farmagora.

A laringite aguda é uma doença geralmente benigna, com duração de 48-72h. Algumas crianças podem ter episódios recorrentes nos casos em que apresentam fatores de risco supracitados. Raramente, esta doença pode complicar-se com infeção bacteriana secundária.

A laringite alérgica resulta da exposição a um alérgeno inalado, causa sintomas de tosse e disfonia e provavelmente ocorre através de três mecanismos:6,19 (1) a inflamação local da laringe, nariz ou seios paranasais produz um sistema de up-regulação de mediadores inflamatórios que passam através da circulação e ...

Tosse seca, bem característica e conhecida como “tosse de cachorro” ou “barking cough”. Rouquidão.

Os sintomas mais típicos da laringite são a rouquidão e a perda da voz. Dor na garganta também é comum. O pigarro e a sensação de ter que limpar a garganta frequentemente também podem ser sinais de laringite.

As principais recomendações para o tratamento caseiro da laringite são:

  1. Descansar a voz;
  2. Manter o ambiente sempre úmido, se possível com o uso de umidificadores de ambiente;
  3. Não pigarrear;
  4. Ingerir bastante líquido;
  5. Evitar o fumo, assim como permanecer em ambientes onde as pessoas estejam fumando.

Evite comer alimentos gordurosos, produtos industrializados, enlatados, condimentos (mostarda, maionese, cacth up, molhos prontos), café, chocolate, chá mate, refrigerantes e demais bebidas gaseificadas, bem como bebidas alcoólicas.

A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite. A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão.

Existem várias indicações, algumas delas relacionadas com alterações na voz, no ato de engolir (deglutição) e na respiração. Portanto, caso a pessoa tenha rouquidão, falha na voz ou voz soprosa, dor para engolir ou engasgo, o exame pode ser indicado.