Qual o máximo de febre que uma pessoa pode ter?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C. Febre alta: entre 39º e 39,9º C.

A febre é um dos sintomas da covid-19, das gripes incluindo a H3N2 e de muitas outras doenças. Quando ela aparece é preciso ficar de olho no termômetro. Quando a temperatura atinge a marca de 40 graus, o quadro é perigoso e o paciente deve procurar um médico.

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

As taxas utilizadas para categorizar a febre são: Febril: entre 37,3ºC e 37,8ºC; Febre: a partir de 37,8ºC; Febre alta: acima de 39ºC.

38-39 ° C é uma febre ligeira. 40 ° C ou superior é uma febre alta que requer acompanhamento médico. 42,4 ° C ou superior é uma febre perigosamente alta que requer acompanhamento médico urgente.

Febre igual ou maior que 39º Febre que dura 3 dias ou mais. Sintomas de desidratação intensa. Febre recorrente.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

Tome banho com água morna; Beba bastante água e líquidos em geral.

O que deve fazer para baixar a febre
Beba muita água, sumos e caldos: a febre pode levar à perda de fluidos corporais, o que, por sua vez, pode favorecer a desidratação. A ingestão de líquidos ajuda também a baixar a temperatura corporal.

Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura.

Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção. Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída.

Assim como em adultos mais jovens, a causa é comumente uma infecção respiratória ou do trato urinário. Infecções da pele e do tecido mole são também causas comuns em idosos. As pessoas idosas são mais propensas a ter manifestações graves de infecções virais respiratórias, como gripe.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.