Qual o exame de sangue que detecta lipedema?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Para confirmar o diagnóstico de linfedema, o melhor exame é a linfocintilografia.

Um dos exames que facilitam o diagnóstico é a ressonância magnética, em que é possível observar o acúmulo de gordura ao redor dos músculos. Além do exame, há sinais que indicam que a mulher pode ter a doença e deve procurar um médico especialista.

Quem sofre com lipedema sempre reclama muito de dor nas pernas. É uma dor generalizada, sem um local preciso. Essa dor também é percebida quando as pernas são tocadas ou comprimidas com um pouco mais de força. Isso acontece por causa do acúmulo de gordura doente, que causa o desconforto.

O diagnóstico do lipedema é essencialmente clínico, definido pela desproporção simétrica do acúmulo de gordura nas extremidades inferiores acompanhada por queixas de edema ortostático5, frequentemente acompanhada por dor.

Sente dificuldade em perder peso na parte inferior do corpo? A gordura doente, que caracteriza o lipedema, se acumula na parte inferior do corpo e geralmente é uma gordura mais difícil de ser eliminada. Assim, quem tem lipedema, sente mais dificuldade de emagrecer nessa parte do que no restante do corpo.

Estes são os sintomas de lipedema
dor e sensibilidade: a área afetada pela condição pode ser dolorida e sensível ao toque, e a dor pode aumentar com sua progressão. inchaço: pode ocorrer inchaço na área, que pode piorar ao longo do dia ou após atividades físicas.

Como desinflamar o Lipedema? Associar atividade física, dieta equilibrada e controle do estresse é a chave para melhorar a inflamação e a dor do Lipedema.

Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas foram salgadas, curadas, fermentadas ou defumadas para fins de sabor ou preservação.

Hoje, existem medicações e cremes que melhoram o inchaço, aspecto da pele e previnem infecção, mas ainda há espaço para muitas descobertas. “Algo muito interessante no estudo é que as pacientes que utilizaram a medicação relataram que tiveram uma mudança enorme na melhora da qualidade de vida.

Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

O lipedema não tem cura. É uma doença crônica que pode perdurar durante toda a vida da pessoa.

Há uma grande diferença entre celulite e Lipedema. O Lipedema é uma condição médica que pode resultar em dor, hematomas e inchaço. Por outro lado, a celulite é puramente cosmética e não causa dor e o tratamento envolve basicamente questões estéticas.

A linfocintilografia é considerada um exame de escolha na avaliação do sistema linfático, pois avalia a dinâmica linfática através dos canais linfáticos e das cadeias linfonodais. É indicada como ferramenta diagnóstica diante de suspeita clínica de linfedema e no acompanhamento da terapêutica instituída.

Fazer exercícios regulares, controlar o estresse, ingerir alimentos saudáveis e com pouco sal também trabalham juntos para reduzir a inflamação e a dor do Lipedema, embora não diminuam a gordura como a dieta cetogênica”, explica.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a reduzir o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos nos tecidos. Ela pode ser uma opção eficaz para o tratamento do Lipedema, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e linfática.