Qual o diagnóstico do edema?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas através de uma boa anamnese, exame físico e de raios X de tórax para avaliar a presença de líquido no pulmão. Quando não diagnosticado e tratado com rapidez, o edema pulmonar pode ser fatal.

O edema pode ser evidenciado como um inchaço visível em partes do corpo como pés, mãos e braços ou ser, até mesmo, generalizado, acontecendo em todo o corpo do indivíduo e sendo mais difícil de ser percebido. No entanto, em alguns casos, o edema não se baseia em sinais físicos.

As principais patologias que cursam com edema são resposta inflamatória, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), varizes, síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, pielonefrite, cirrose hepática, hepatite crônica, desnutrição proteica, câncer, obesidade, gravidez, filaríose linfática, toxemia gravídica, hipotireoidismo, ...

O edema pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum nos pés e tornozelos, o que é conhecido como edema periférico. Outros tipos de edema são edema cerebral, edema pulmonar e edema macular , que afeta a mácula dos olhos .

O edema pode surgir devido a problemas circulatórios, alergias ou problemas sistêmicos, como uso de medicações, dietas ricas em sal, falta de atividade física, muito tempo na mesma posição, gravidez e doenças como insuficiência cardíaca, doença renal ou cirrose do fígado.

Quanto a classificação, o edema inflamatório é mole e elástico. O linfedema nada mais é do que um edema crônico, que se dá devido à deficiência da drenagem no sistema linfático, e cursa com o acúmulo anormal de fluído rico em proteína no espaço intersticial.

Quais são as principais características clínicas do edema? Além do inchaço, o edema também pode causar descoloração da pele, deixar temporariamente a marca de um dedo quando pressionado, deixar a área afetada dolorida, causar rigidez articular, aumento ou perda de peso, aumento da pressão arterial e da pulsação.

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) ( ...

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.