Porque o açúcar ajuda na cicatrização?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido. O pesquisador conseguiu demonstrar tudo isso em testes de laboratório.

O açúcar atua diminuindo o odor, inibindo o crescimento bacteriano, reduzindo, o edema e o pH no local da ferida. Também dilata pequenos vasos, melhora a nutrição do tecido, estimula o tecido de granulação (pela irritação local) e coopera, assim, para o bom crescimento do tecido de reepitelização [2,3].

Em resumo, os prováveis efeitos do açúcar sobre a ferida (4) são: 1) Eliminar as bactérias que contaminam as feridas e conseqüentemente o odor. 2) Reduzir o edema e melhorar a circulação local. 3) Nutrir as células superficiais da cicatriz.

Concorda que o efeito predominante do açúcar é a ação osmótica, acrescentando que ele não só diminui a aW para as bactérias, mas também desidrata células epiteliais, macrófagos e fibroblastos nas margens da ferida, reduzindo a migração e divisão das células, potencializando portanto a cicatrização.

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Embora várias terapias tenham sido desenvolvidas e empregadas, o tratamento dessas feridas ainda é um desafio. O açúcar possui propriedades antibacterianas naturais e ajuda no processo cicatricial, esse efeito é atribuído ao peróxido de hidrogênio, que é liberado a uma taxa não tóxica para o tecido.

De acordo com a especialista, o sal pode aliviar de forma momentânea, o que não significa que irá cicatrizar a lesão. “Em alguns casos, o uso do sal no local pode acabar até piorando o ardor”, acrescenta.

Alguns cicatrizantes naturais, como a ligadura de mel, o cataplasma de chá de calêndula ou as compressas de camomila, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e/ou hidratantes, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a regeneração da pele, acelerando a cicatrização.

Para entender quanto tempo demora para cicatrizar uma ferida, é preciso identificar o tamanho do corte, como ele surgiu e as condições de saúde dessa pessoa. De um modo geral, feridas simples em uma pessoa saudável costumam levar de uma a quatro semanas para sua cicatrização.

O processo de inflamação ajuda na cicatrização e reparação do tecido danificado. 1 Assim, quando tem uma erupção cutânea ou sente comichão significa que está a ocorrer o processo de reparação da pele e restauração da sua barreira natural para o meio ambiente, protegendo-a de danos.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Área da pele
“Como o alimento possui grânulos irregulares e, às vezes, mais agressivos, prefira a esfoliação corporal com açúcar, para áreas mais espessas. Na face, ela pode irritar e até escoriar a pele”, disse a dermatologista.

O consumo de álcool, o tabagismo e a má alimentação são vilões para uma boa recuperação e cicatrização. Esses são hábitos que provocam reações negativas no nosso organismo, dificultando o desenvolvimento da imunidade e da regeneração do corpo.