O que não pode fazer depois de tomar Benzetacil?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Embora não exista uma interação direta conhecida entre a medicação e o álcool, o uso de álcool durante o tratamento com antibióticos pode sobrecarregar o fígado e afetar a eficácia do tratamento. Por isso é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Benzetacil.

“A pessoa deve ficar em observação em ambiente que disponha de equipamentos para o atendimento médico de emergência. O choque anafilático pode ocorrer alguns minutos após o uso da injeção. Esse tipo de reação ocorre em 0,01% a 0,05% dos pacientes tratados”, descreve a médica.

Sintomas locais: tumoração, dor e lesão no local da injeção. Outros: febre, como com outros tratamentos para sífilis, casos de ocorrência de reação de Jarisch-Herxheimer (reação com vários sintomas, como febre, calafrios e reações nos locais das lesões) foram relatados.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias.

Por que o benzetacil dói? Primeiro, porque a via de administração é a intramuscular, “a agulha precisa atravessar o músculo, logo tem um tamanho considerável”, comenta a acadêmica. Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção.

Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível). Profilaxia da glomerulonefrite aguda (doença renal) e doença reumática.

Não há relatos de superdosagem com Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina). Normalmente, as penicilinas apresentam toxicidade direta mínima para o homem.

Embora geralmente bem tolerada, a Benzetacil pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Os sintomas podem incluir erupções cutâneas, coceira, inchaço e dificuldade respiratória. Caso ocorra alguma reação adversa, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.

Como com outros tratamentos para sífilis, casos de ocorrência de reação de Jarisch-Herxheimer (reação com vários sintomas, como febre, calafrios e reações nos locais das lesões) foram relatados. Informe a seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.