Qual a melhor pomada para erisipela com ferida?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

A pomada colagenase bem como a sulfadiazina de prata, contribuem para os tratamentos de lesões de erisipela sendo indicadas neste tipo de tratamento.

O antibiótico mais usado é a penicilina procaína ou cristalina.

O tratamento para erisipela envolve principalmente o uso de antibióticos, como a penicilina ou a amoxicilina, repouso e elevação do membro afetado. Porém, ele também pode abranger o uso auxiliar de anti-inflamatórios, analgésicos e cremes para aliviar as feridas cutâneas.

Enfaixamento da perna para desinchar mais rápido a área afetada; Tratamento das lesões que servem como porta de entrada para a bactéria da erisipela, como, por exemplo, frieiras; Compressas frias para diminuir o desconforto no local.

No mais, existem casos em que o uso de anti-inflamatórios, a exemplo do ibuprofeno, podem ser úteis para minimizar o desconforto.

Rifocina Intramuscular – Indicações
Infecções causadas por microrganismos Gram-positivos sensíveis às rifamicinas, sempre em combinação com outro antibiótico ativo. Infecções da pele e tecidos moles (abscessos, furunculose, piodermites, erisipela); infecções bronco-pulmonares, septicemia estafilocócica e osteomielite.

Indicações da Rifocina Intravenosa
INFECCOES POR GERMES GRAM-POSITIVOS SENSIVEIS AS RIFAMICINAS, SEMPRE EM COMBINACAO COM OUTRO ANTIBIOTICO ATIVO: INFECCOES DA PELE E TECIDOS MOLES (ABCESSOS, FURUNCULOSE, PIODERMITES, ERISIPELA ); INFECCOES BRONCOPULMONARES, SEPTICEMIA ESTAFILOCOCICA E OSTEOMIELITE .

Erisipela é uma doença infecciosa que pode ser agravada pelo diabetes.

A erisipela é um processo infeccioso causado comumente por bactérias da família Estreptococos. O tratamento é instituído a partir do uso de antibióticos específicos e realização de curativos especiais aplicados nas áreas afetadas.

Em casos mais graves há o surgimento de bolhas (com pus), expansão da vermelhidão e necrose. No início, a parte da pele infectada é bem diferenciada, com a ferida tendo bordas elevadas. Se não tratada, a erisipela pode evoluir para erisipela bolhosa (com bolhas com secreção amarela ou marrom).

Tratamento da erisipela
Na fase inicial da doença, antibióticos orais, repouso e elevação do membro afetado por pelo menos duas semanas costumam ser suficientes para a regressão do processo infeccioso em cerca de 4 dias, se a pessoa estiver em condições físicas favoráveis.