Qual o adoçante indicado pela OMS?

Perguntado por: hbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Sacarina, neotame e advantame estão no relatório. Além deles, o aspartame também já não é mais indicado por ser cancerígeno. Nem mesmo a sucralose, amplamente usada, é aconselhada.

O aspartame

“O aspartame é um dos ingredientes exaustivamente estudados desde sempre, aprovado por mais de 90 agências de segurança alimentar em todo o mundo, incluindo a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, que realizou a avaliação mais completa sobre a segurança do aspartame até a presente data”, finaliza Hunt- ...

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.

Os edulcorantes autorizados para uso no Brasil são: acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, eritritol, esteviosídeo, manitol, saca- rina, sorbitol, sucralose, xilitol, dentre outros. (RDC nº 18 de 24 de março de 2008).

De acordo com a OMS, esses produtos não devem ser utilizados como substitutos de açúcar visando o controle do peso corporal ou a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como diabetes, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e câncer.

stevia

A stevia é um adoçante natural obtido através da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, que é um pequeno arbusto originário da América do Sul. Para produzir o adoçante stevia, é extraído da folha uma substância 300 vezes mais doce que o açúcar. E detalhe: muito mais saudável!

Então, por exemplo, 1 grama de aspartame adoça 200 vezes mais que 1 grama de açúcar — explicou Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo, em reportagem recente do GLOBO. Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol.

O eritritol é um álcool de açúcar com baixo valor calórico e pode ser encontrado naturalmente em frutas como peras e melões. A estévia não tem calorias e não afeta os níveis de açúcar no sangue.

Adoçantes não calóricos são os melhores para diabéticos
“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.

A Sulcralose pode ser 600 vezes mais doce que o açúcar e dependendo da marca pode conter de 0 a 5 calorias, enquanto a Stévia pode ter a sua potência doce de 100 a 400 vezes maior que o açúcar e possui zero calorias. O nosso organismo não absorve estes dois adoçantes, desta forma, a insulina não é produzida.