Qual idade pode comer biscoito de polvilho?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Bebê pode comer biscoito de polvilho? Biscoito de polvilho para bebê não é apropriado para crianças com menos de um ano de idade.

Sendo assim, alguns dos alimentos que não devem ser oferecidos à criança de 1 ano são: salgadinhos, bolachas recheadas, nuggets, macarrão ou sopa instantâneos, molhos para salada, achocolatados, comida congelada e afins.

No caso do biscoito de polvilho é a mesma coisa: na versão industrializada você encontra aromatizantes, conservantes e doses elevadas de sódio, além da gordura hidrogenada, que se consumida regularmente, em longo prazo, prejudica a saúde cardiovascular.

Contudo, isso não quer dizer que o biscoito de polvilho é um alimento ruim, apenas que ele deve ser consumido com moderação. Se for consumido em exagero, ele pode levar ao ganho de peso. Mas se for consumido de forma moderada, como parte de uma dieta balanceada, ele não vai afetar o peso.

De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, a introdução alimentar deve começar após os seis meses de idade — antes disso, o recomendado é que o pequeno consuma apenas leite materno.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o sal deve começar a ser utilizado, com moderação, depois dos 12 meses. Ou seja, o biscoito de polvilho, nesse sentido, devido à alta quantidade de sal não deve ser uma opção considerada para um lanche rápido.

O biscoito de polvilho é um alimento muito oferecido aos pequenos. Além de barato e fácil de ser encontrado nas prateleiras, ele derrete na boca. Por isso, não é preciso ter dentes para comê-lo – os pais ficam mais seguros em deixar as crianças pequenas saboreá-lo e, pelo mesmo motivo, idosos também gostam do produto.

Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que vários fatores contam para o ganho de peso – entre eles, fibras e gordura. – Além de benéficas para o intestino, fibras diminuem absorção de gordura.

Sem gorduras, o polvilho doce é uma opção saudável para receitas de salgados e doces, como pães de queijo, bolos entre outros.

O polvilho, por ser uma fécula, não contém fibras e é um alimento com um baixíssimo valor nutricional, podendo ser considerado inferior, inclusive, à farinha de trigo branca refinada.

Biscoitos de arroz e de tapioca são as melhores opções para os bebês acima dos 9 meses. Porém, não se deve oferecer frequentemente, nem em quantidade, pois não têm muitos nutrientes.

Por ser um derivado da mandioca, o polvilho azedo é rico em carboidratos, a principal fonte de energia para o corpo realizar todas as suas funções. Outro fator nutricional importante é a presença de vitaminas do complexo B, essenciais também pra geração de energia e para o desenvolvimento saudável do corpo.

Bolacha maisena; Biscoito de polvilho (a Alice adora);

Biscoitos de polvilho geralmente são muito bem aceitos pelas crianças. E a boa notícia é que existem muitas opções saudáveis nos supermercados. Porém é preciso estar atento a dois aspectos importantes antes de oferecer biscoito de polvilho ao bebê: a idade dele e os ingredientes do biscoito que você vai comprar.

Os carboidratos são, sim, importantes na alimentação, mas, de acordo com Renata, é preciso conhecer as fontes para escolher carboidratos de melhor qualidade. "Lembrando que o açúcar está proibido para crianças abaixo de 2 anos. Então, um bebê, em hipótese alguma, poderia consumir a bolacha maisena", orienta.