Tem biscoito de polvilho nos EUA?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Biscoito de polvilho faz sucesso nos EUA! Conheça a Yu Bakery, empresa brasileira que vem ganhando espaço no mercado americano. Light, crunchy, tasty and naturally gluten free.

No caso do biscoito de polvilho é a mesma coisa: na versão industrializada você encontra aromatizantes, conservantes e doses elevadas de sódio, além da gordura hidrogenada, que se consumida regularmente, em longo prazo, prejudica a saúde cardiovascular.

Avoador, conhecido pelo termo genérico como biscoito de polvilho, como também biscoito de vento, peta, xiringa ou biscoito voador, é um tipo de "biscoito" típico da culinária brasileira.

Diante desses valores, podemos concluir que o biscoito de polvilho doce ou salgado é rico em carboidratos e pobre em fibras, o que determina seu alto índice glicêmico. Por isso, ele não é um alimento indicado para fazer parte do dia a dia de pessoas com diabetes, pois poderá impactar negativamente a sua glicemia.

A origem da receita é desconhecida, mas se tem notícia que no século XVIII este biscoito já era servido nas mesas das grandes fazendas de Minas Gerais. Hoje o “biscoito de polvilho” é considerado uma especialidade da comida “caipira” do interior de Minas Gerais e São Paulo, e é muito difundido no Sul e Sudeste do país.

Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que vários fatores contam para o ganho de peso – entre eles, fibras e gordura. – Além de benéficas para o intestino, fibras diminuem absorção de gordura.

Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos.

Segundo historiadores, os gregos juntaram mel (uma vez que o açúcar ainda não era conhecido), leite e canela à receita do pão egípcio, criando assim biscoitos deliciosos. Na época, o especialista em fabricar biscoitos era em geral um escravo, e a receita era passada de geração em geração entre eles.

Tanto o doce quanto o azedo são fabricados a partir da decantação da mandioca, no entanto, o polvilho doce passa apenas pelos processos de secagem e moagem, enquanto o polvilho azedo passa por um processo de fermentação antes de ser moído, o que resultará em um sabor mais ácido e intenso.

Sem gorduras, o polvilho doce é uma opção saudável para receitas de salgados e doces, como pães de queijo, bolos entre outros.

O consumo excessivo dessa substância pode favorecer o surgimento de doenças crônicas como cardiopatias, obesidade, hipertensão, problemas renais, diabetes, entre outras.

Ela indica o consumo máximo de meio pacote médio de biscoito (o equivalente a 50 g por dia), de preferência no meio da manhã ou como lanche da tarde – ou seja, entre duas das principais refeições. É importante nunca comer mais que a porção diária.