Qual goiaba é melhor a vermelha ou a branca?

Perguntado por: emoreira9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Então, saiba que a fruta é rica em vitamina A. Mas, o nutriente presente nessa fruta que é responsável pela melhoria da visão das pessoas é a vitamina A. Portanto, mais uma vez, a goiaba branca é a melhor opção, pois apresenta 33,4 mg contra 24,5 mg da sua irmã vermelha.

O consumo de goiaba rosa ou vermelha é excelente para a pele, pois é rica em licopeno, um composto antioxidante que ajuda a proteger a pele do dano causado pelos raios ultravioletas do sol e a regular a quantidade de radicais livres circulantes no corpo, prevenindo, assim, o envelhecimento prematuro da pele.

Além disso, são alimentos ricos em fibras e baixa densidade energética aumentando a saciedade”. “Embora temos em destaque as vitaminas A e C e os minerais cálcio, fósforo e potássio, a goiaba apresenta teores satisfatórios de vitaminas do complexo B, especialmente a Tiamina (B1), Riboflavina (B2) e Niacina.

Pouco conhecida, a goiaba amarela é uma das mais saborosas entre as goiabeiras. Seus frutos são médios e possue casca fina e polpa amarela com uma cor semelhante a da gema de ovo, com sabor doce e muito suculenta.

“A carência da vitamina A pode causar doenças visuais, como a xeroftalmia e a cegueira noturna. As goiabas de polpa vermelha apresentam quantidades apreciáveis de vitamina A”, acrescenta a nutricionista. Os elementos antioxidantes também são expressivos na composição da goiaba.

As diferenças entre os dois tipos vão além da cor. A goiaba de polpa branca é rica em vitamina C e a de polpa vermelha sai na frente quando o assunto é proteína. Mas ambas são excelentes para o trânsito intestinal. O Brasil está entre os principais produtores de goiaba de polpa vermelha do mundo.

As flores da árvore da goiaba vermelha surgem durante a primavera, na cor branca, em longos estames. Já as folhas são de coloração verde clara, pilosas quando jovens e com nervuras bem marcadas.

Chá O chá de folha de goiaba prende o intestino consideravelmente graças as suas propriedades adstringentes. Assim, o chá atua reduzindo a água nas fezes, reduzindo os movimentos intestinais e, consequentemente, a quantidade de evacuações. Mas perceba: o chá é da folha da goiaba.

A nutricionista indica que o consumo de frutas deve ser variado, sendo interessante introduzir a goiaba na rotina alimentar. Por ser rica em vitamina C, é ideal para ser consumida junto de grandes refeições, para auxiliar a absorção de ferro.

Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.

A polpa é vermelha, abundante e doce, motivo pelo qual é a variedade mais plantada para a produção de doces e sucos, e consumo in natura. A Goiaba Paluma é utilizada em diferentes produtos, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces.

Goiaba: fruta da época é nativa do Brasil!

Você pode comê-la inteira (com casca e tudo) ou retirar a parte de dentro. Algumas pessoas gostam de colocar temperos em suas goiabas, como molho de soja, açúcar ou até mesmo vinagre. Guarde as partes que não comer. Você pode envolver fatias em plástico-filme e guardá-las no congelador por até quatro dias.

Goiaba vermelha é fonte de fibras e antioxidantes que previnem o envelhecimento.

As frutas ricas em vitamina A são: manga, acerola, caju, melancia, goiaba vermelha, mamão, cajá, melão, damasco, tangerina e maracujá.