Qual fruta limpa as cordas vocais?

Perguntado por: aevangelista8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

maçã

A profissional recomenda ainda romã como benéfica à saúde voz devido as suas propriedades anti-inflamatórias e a maçã foi referida como a preferida dos profissionais que tratam a voz por sua propriedade adstringente, de trabalhar a articulação mastigatória e limpar o trato vocal.

Maçã Apesar de não ser considerada parte do grupo das frutas cítricas, a maçã é também rica em vitamina C. Por isso, seu consumo também é recomendado como forma de beneficiar o funcionamento das cordas vocais e, consequentemente, da voz. Além disso, possui ação adstringente, portanto, ajuda a “limpar” a garganta.

Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada. Além disso, alguns estudos sugerem que o extrato de frutas mais ácidas, como o maracujá, também tenha efeito positivo na proteção vocal.

chás de gengibre

Existem várias opções com propriedades medicinais que podem promover a melhora da voz, entre elas os chás de gengibre, mel, própolis e gengibre.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Ingredientes caseiros para aliviar a rouquidão

  • gengibre;
  • mel;
  • alho;
  • hortelã;
  • limão.

A hidratação é um dos princípios fundamentais para cuidar da voz, já que a água ajuda a hidratar as pregas vocais.

Sim, é verdade. A maçã é um alimento que interfere positivamente na nossa voz. Essa fruta é rica em pectina, substância que fornece ação adstringente e auxilia na “limpeza” da laringe e das pregas vocais, evitando o acúmulo de secreção (pigarro) nessa região.

Beber água e comer maçã ajudam a proteger a voz e evitar a rouquidão – ABLV – Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

hidratação constante; consumo de chás com ingredientes como mel, limão e alho, que ajudam no combate à inflamação; consumo de alimentos macios para evitar agressões à parede interna da garganta; medicamentos com ação anti-inflamatória, analgésica e/ou anti-histamínica (seguir sempre a orientação do médico).

A Disfonia ocorre quando há um impedimento na emissão natural da voz. Geralmente, nesses casos, a voz sai rouca ou muito “baixa”. Pode ser causada por abuso vocal, pela presença de nódulos, pólipos e tumores nas cordas vocais, por laringite, entre outros problemas.