Qual foi o principal reformador?

Perguntado por: lxavier9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante.

Martinho Lutero

Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.

Quando estudamos as Reformas Protestantes, dois nomes destacam-se: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).

Enquanto no Sacro Império a reforma era liderada por Lutero, na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Ulrico Zuínglio.

Os principais reformadores e o seu impacto na fé cristã

  • #1 Martinho Lutero (1483-1546)
  • #2 João Calvino (1509-1564)
  • #3 Ulrico Zuínglio (1484-1531)
  • #4 John Knox (1514 – 1572)
  • #5 Jan Huss (1369 – 1415)

Martinho Lutero foi um monge alemão que, inconformado com algumas práticas da Igreja Católica, iniciou involuntariamente um movimento que deu origem ao protestantismo.

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa que aconteceu dentro do cristianismo, sendo iniciado por Martinho Lutero em 1517.

Por isso, e por outras divergências, Lutero é considerado o principal responsável pela Reforma Protestante, bem como por mais um cisma na Igreja de Roma. João Calvino, por sua vez, nasceu na França do século XVI e também foi considerado um grande exegeta de sua época.

Diferenças entre calvinismo e luteranismo
A principal diferença está na salvação. Enquanto os luteranos acreditam que a fé e as boas obras do fiel os conduzem à salvação, os calvinistas consideram a salvação como algo já consumado e definido por Deus antes da criação do mundo.

João Calvino era um padre francês que rompeu com a Igreja Católica. Em 1541, ele formou um grupo de protestantes em Genebra, na Suíça. Como Lutero, Calvino enfatizava a importância da Bíblia no mundo cristão. Também afirmava que alguns escolhidos seriam salvos e iriam para o céu, enquanto outros iriam para o inferno.

John Wyclif e Jan Hus elaboraram novas interpretações da doutrina cristã que influenciariam Martinho Lutero mais de um século depois.

Martinho Lutero foi o reformador que deu origem ao luteranismo. O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu a partir de Martinho Lutero, um monge alemão do século XVI. Tem como elemento central a crença na justificação pela fé, ou seja, que a salvação de uma pessoa é garantida exclusivamente pela fé.