Qual foi o primeiro sabor de sorvete do mundo?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Nesse mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo. A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, segundo a tradição da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses.

O imperador romano Nero foi um dos pioneiros na criação dessa sobremesa. Porém, o sorvete parecido com o que consumimos atualmente surgiu na China, entre os anos de 618 e 697. Na época, o imperador chinês King Tang fazia uma mistura de gelo, leite e arroz. Com o passar dos anos o sorvete chegou a Europa.

O Imperador Dom Pedro II era fanático por sorvete de pitanga. Os sabores tropicais de sorvete (manga, pitanga, jabuticaba, carambola, caju e coco) são invenções genuinamente brasileiras.

Eski-bon

No Brasil o sorvete foi evoluindo a passos curtos e ganhou distribuição nacional com a produção industrial em 1941, com a empresa U.S. Harkson do Brasil. O primeiro sorvete lançado por essa empresa foi o Eski-bon e, desde então, a população brasileira tem no sorvete uma opção de sobremesa! O que achou dessa história?

Sorvete de chocolate

1. Sorvete de chocolate. O sorvete de chocolate é o mais tradicional dos sabores e também o mais consumido no mundo, (28,8% da população) de acordo com dados do Euromonitor.

O sorvete italiano (gelato) é considerado o melhor do mundo e não é por menos. Os italianos aperfeiçoaram suas técnicas e a qualidade de seus produtos ao longo de séculos, portanto é pouca surpresa que o gelato mais saboroso de toda a Itália fica na capital do país.

China

Era uma sobremesa típica das elites daqueles tempos. Mas como dissemos, foi na China que o sorvete parecido com o que temos hoje foi criado. Entre 618 e 697, o imperador chinês King Tang misturava uma base de leite e arroz com o gelo.

A empresa anglo-holandesa Unilever anunciou ontem em Londres o acordo com a Philip Morris para a compra da Kibon, líder do mercado de sorvetes no Brasil. A Unilever vai pagar US$ 930 milhões pela Kibon e pela Kibon Sorvane.

China

A história começou na China – e tudo o que aconteceu depois você descobre a seguir. Há cerca de 3 mil anos, uma competição peculiar deu origem ao sorvete. Na China, os cozinheiros do palácio real disputavam para eleger o inventor da receita mais saborosa e original.

Não, tomar sorvete no frio não faz mal!
Esses vírus se propagam com mais facilidade no inverno pela nossa tendência de aglomerar espaços fechados, com pouca circulação de ar. Não existe nenhum estudo que comprove a relação entre o consumo de sorvete e doenças, por isso, essa frase é infundada.

Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos.

Assim, no caso de sorvete, a origem está no árabe shurba, que passou ao turco sherbet e daí ao italiano sorbetto, que, por sua vez, deu o francês sorbet. O termo português veio do francês e teve ainda a influência analógica do verbo sorver, já que o sorvete é um alimento que se sorve.

Byakuya

O sorvete mais caro do mundo é o Byakuya, produzido pela empresa japonesa Cellato, e foi reconhecido pelo Guinness World Records pelo valor impressionante. A sobremesa é vendida por 873,4 mil ienes – cerca de R$ 31,6 mil – e é feita com ingredientes raros.