Como manter o sorvete na geladeira?

Perguntado por: imonteiro8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Guarde o sorvete artesanal em recipientes herméticos e seguros. É importante que tenham boa vedação para que não entre ar, afetando o aspecto e a textura da sobremesa. O ideal é que eles sejam rasos e planos, pois ajudam a manter o sorvete com consistência uniforme.

Experimente colocar o pote de sorvete dentro de uma delas e insira-a na caixa, deixando-a rodeada de gelo. Encha qualquer espaço vazio. Esse espaço fará com que o gelo derreta mais rapidamente na caixa. Se necessário, coloque algumas toalhas para preencher as lacunas.

Para conservar sua textura, o sorvete deve ser armazenado no congelador de modo a manter a sua temperatura entre -18º e -20º C. Além disso, é importante prestar atenção na hora de servir já que, quando mantido fora do congelador por muito tempo, o sorvete derrete.

Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações. – Evite deixá-lo fora do congelador por muito tempo. Sirva o sorvete e retorne o pote ao freezer em seguida. – O sorvete deve ser mantido em uma temperatura de aproximadamente 18 graus negativos.

Evite descongelar e congelar de novo
Um sorvete descongelado nunca voltará à sua textura original. Dessa forma, é preciso evitar que a massa derreta. É preciso que ele seja armazenado corretamente até a hora que for servido.

Guarde-o em um plástico: Mesmo que o sorvete esteja no pote, armazene-o em uma sacola plástica (de preferência com vedação) no freezer. Evitar a umidade vai conservar o sabor e textura por muito mais tempo.

O processo de derretimento se inicia com o aumento da temperatura, diminuindo a formação de cristais de gelo. Ao fornecer energia em forma de calor ao sorvete, ocorre o aumento da energia interna das moléculas, permitindo que essas moléculas rotacionem, vibrem e translacionem.

Recuperando a cremosidade
A primeira é simplesmente adicionar 30ml de álcool na mistura, pode ser vodka, cachaça ou saquê, pois a bebida não congela e ajuda manter seu sorvete sempre na consistência ideal.

Qual a melhor forma para armazenar sorvetes? “Os sorvetes devem ser armazenados a uma temperatura de -25°C. Já em relação ao transporte e logística, o caminhão deve ser refrigerado com uma temperatura em torno de -18°C. Para servir, o ideal é que a sobremesa esteja na temperatura de -12°C”, orienta Henriques.

A chave para fazer um sorvete cremoso e suave é emulsionar os ingredientes. O emulsificante para sorvete é uma substância que ajuda a unir os líquidos à base de óleo e água. No caso do sorvete, os emulsificantes ajudam a manter os cristais de gelo pequenos, resultando em uma textura suave.

Coloque o recipiente de metal com o sorvete na caixa de isopor, sobre o gelo seco e certifique-se de que ele esteja solidamente encaixado no gelo seco. Coloque o restante dos pedaços de gelo seco ao redor e no topo do recipiente. Cubra o gelo com outra toalha e feche a tampa da caixa de isopor.

No congelador com a temperatura entre -12°C e -8°C para o produto aberto (não recomendado) e para o produto fechado (3 meses).

Na verdade, na Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, afirmam categoricamente: "Nunca de deve congelar de novo um alimento que foi descongelado, a menos que seja cozido antes de voltar a ser congelado".