Quanto tempo o sorvete fica no isopor?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos. Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações.

Para conservar sorvete fora da geladeira retire-o da sua embalagem original com uma espátula e transfira-o para um recipiente de metal fundo, grande e com tampa. Depois, forre o fundo de uma caixa de isopor grande com uma toalha e, com a ajuda de luvas isolantes, coloque cerca de um terço do gelo seco dentro da caixa.

Dessa forma, a caixa térmica de EPS Isopor® consegue manter os alimentos refrigerados e em bons estados para consumo por até 12 horas.

1- Procure manter as caixas na sombra; 2- Acrescente gelo com álcool ou com sal nas caixas térmicas.

30 minutos

Ao congelá-lo novamente, ele adquirirá textura endurecida, formará cristais de gelo e perderá a cremosidade. Sendo assim, procure não deixar o sorvete por mais de 30 minutos fora de refrigeração.

Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite. Evite coolers e baldes de metal, pois eles retêm calor e não evitarão o derretimento do gelo.

Experimente colocar o pote de sorvete dentro de uma delas e insira-a na caixa, deixando-a rodeada de gelo. Encha qualquer espaço vazio. Esse espaço fará com que o gelo derreta mais rapidamente na caixa. Se necessário, coloque algumas toalhas para preencher as lacunas.

Mantenha o pote bem fechado
Outra forma de conservar o sorvete é manter o pote dele bem fechado para que não haja entrada de ar. Afinal, isso pode interferir na aparência e na textura do produto. Logo, nada de sorvete sem tampa no congelador. Ou ainda, tampas quebradas ou mal encaixadas.

Manter a temperatura ideal
Para manter a qualidade do sorvete é necessário que o veículo esteja com uma temperatura adequada para o transporte. Assim, o mais indicado é que o interior esteja com uma temperatura abaixo de -22°C. Com isso, o sorvete terá uma diferença de 4°C para o limite aceitável do produto.

Esses produtos devem ser utilizados para o transporte de alimentos ou armazenamento na geladeira, entretanto não devem servir para o aquecimento do mesmo. No caso da comida comprada congelada na bandeja de isopor, as especialistas garantem que não há problema porque o material vem envolvido por um plástico.

pykrete

Mesmo que o material não seja adequado para fazer um porta-aviões ou construir enormes domos para turistas, é fato que o pykrete é bem mais resistente que o gelo comum. Por isso, fazer o "gelo inquebrável" em casa pode ser uma boa ideia: dá para colocá-lo no cooler e gelar sua cerveja por mais tempo.

- É legal lembrar que a caixa térmica, que pode ser de plástico ou isopor, só mantém a temperatura estável. Pra que a temperatura fique baixa e conserve os alimentos, é importante sempre ir colocando gelo dentro dela.

12 horas

Em média, os itens armazenados com gelo duram cerca de 12 horas. Se você deixou algo dentro da térmica por muito tempo, veja bem antes de consumir e certifique-se de que a embalagem está normal e não há riscos à sua saúde.

O gelo possui grau zero e o sorvete deve ser mantido em temperatura de no mínimo 18 graus negativos. Isso quer dizer que ele vai derreter da mesma forma. Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos.

Os sorvetes devem ser armazenados a uma temperatura de -25°C. Já em relação ao transporte e logística, o caminhão deve ser refrigerado com uma temperatura em torno de -18°C. Para servir, o ideal é que a sobremesa esteja na temperatura de -12°C”, orienta Henriques.

Guarde-o em um plástico: Mesmo que o sorvete esteja no pote, armazene-o em uma sacola plástica (de preferência com vedação) no freezer. Evitar a umidade vai conservar o sabor e textura por muito mais tempo.