Qual foi o primeiro filósofo a tratar sobre justiça?

Perguntado por: fpires6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A noção de justiça como virtude foi trabalhada pelo filósofo grego Aristóteles (384 - 322 a. C.)

Anaximandro

JUSTIÇA NA ORIGEM DO UNIVERSO
A mais antiga frase do pensamento filosófico ocidental que foi transmitida é a sentença de Anaximandro.

Para o filósofo Aristóteles, a justiça é uma virtude que se encontra no meio termo entre injustiça por falta e injustiça por excesso, classificando as justiças de acordo com as relações dos indivíduos.

Grécia Antiga. As primeiras concepções a respeito da justiça surgiram na Grécia Antiga, onde se utilizava a expressão Dikaiosyne (Δικαιοσύνη) para representar a personificação de uma integridade moral relacionada ao Estado e aos governos.

Em 433a Sócrates expõe que a justiça é cada um fazer aquilo que lhe foi atribuído por natureza, ou seja, cada cidadão deve se ocupar com um único ofício na pólis, devendo ser aquele para o qual possui atribuição inata.

O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão. (PLATÃO et al., 380 a.C). A alma sendo harmônica logo será justa, então o justo é mais feliz que o injusto, pois essa harmonia trará uma paz interior e um equilíbrio à vida do homem, a justiça compensa na medida em que é o caminho a uma vida plena.

78. A justiça para Aristóteles é uma virtude (areté) prática ou moral, da mesma forma, por exemplo, que a coragem e a temperança. As virtudes éticas são hábitos que, como tais, se adquirem pela experiência.

Aristóteles discordando de Platão no que se refere ao plano das ideias, justiça era sinônimo de virtude individual, mas interpessoal, apenas existindo quando os seres se relacionavam em comunidade, o conceito clássico do homem sendo um animal político.

Para Pitágoras a justiça era a maior das virtudes, que é representada pela harmonia dos contrários, posteriormente, Aristóteles, irá falar em sua obra Ética a Nicômaco, de uma justiça distributiva definida pela igualdade proporcional.

A principal ideia de John Locke era a defesa da liberdade intelectual e da tolerância. Ele foi o precursor de ideias liberais que foram florescer no iluminismo francês no séc XVIII. Locke foi crítico da teoria do direito divino dos reis que Hobbes defendia.