Como fazer queixa de um chefe?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.

As vítimas de assédio moral no trabalho devem procurar o departamento de Recursos humanos do órgão (o sindicato da categoria) e registrar a ocorrência na delegacia e nas Superintendências Regionais do Trabalho.

Às vezes, conversar com os colegas de trabalho vai lhe trazer certo alívio, porque você perceberá que o problema não é só com você. Uma boa forma de gerenciar seu chefe monstro é acalmando-lhe o ego, com elogios e certas bajulações, mesmo que para isso um sapo fique entalado na sua garganta.

Como falar com o chefe sobre problemas?

  1. Identifique o problema. Esse é o primeiro passo a ser dado para ter uma conversa objetiva e buscar uma possível resolução. ...
  2. Entenda quais são as causas do problema. ...
  3. Pense em soluções. ...
  4. Peça a ajuda de terceiros. ...
  5. Tenha uma conversa profissional.

Veja a seguir 6 dicas para lidar com um chefe insuportável:

  1. SEJA JUSTO. Antes de julgar apressadamente o seu chefe deve pensar em tudo que pode estar a acontecer na empresa. ...
  2. NÃO DIGA MAL NAS COSTAS DELE. ...
  3. DETERMINE O QUE É INSUPORTÁVEL. ...
  4. CONVERSE COM ELE. ...
  5. O CHEFE DO CHEFE. ...
  6. CUIDADO COM OS ABUSOS.

É uma forma de violência que tem como objetivo desestabilizar emocional e profissionalmente o indivíduo e pode ocorrer por meio de ações diretas (acusações, insultos, gritos, humilhações públicas) e indiretas (propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social).

Use os canais oficiais de sua empresa para denunciar o comportamento de seu chefe. Não tenha medo de represálias, mas procure ter provas dos pontos que está relatando e não exagere os comportamentos denunciados. Relate-os com riqueza de detalhes e fidelidade aos fatos.

Elogiar e falar coisas boas sobre a pessoa que está sendo alvo da fofoca também pode ajudar a encerrar a questão; Tenha firmeza e educação: ao lidar com pessoas dissimuladas, não deixe se persuadir por manipulações, pois essa é a maior arma delas.

Uma das faltas que pode levar à demissão por justa causa é a desídia, que se caracteriza pela falta de cuidado e atenção no trabalho. Isso inclui, por exemplo, falar mal do chefe ou dos colegas de trabalho. Essa atitude pode prejudicar o ambiente de trabalho e até mesmo comprometer a produtividade da equipe.

Bons argumentos não substituem a assertividade

  1. Conheça seu interlocutor e ajuste sua explicação ao estilo: se coloque no lugar de quem te ouve. Se não é alguém tão próximo de você, informe-se com alguém próximo e que conheça este líder;
  2. Seja você: se adaptar ao estilo do ouvinte não te isentará da sua responsabilidade;

Quando houver problema com o chefe, é melhor buscar uma solução. Sempre que houver algum problema com o chefe por algo relacionado ao trabalho, o melhor que o subordinado pode fazer é ouvir o que ele tem a dizer, desculpar-se pelo ocorrido e buscar o mais rápido possível a solução.

Podemos presumir que os problemas não se limitam à baixa performance. Um chefe ruim pode levar toda a equipe à estafa mental e ao estresse generalizado. E tudo isso além de comprometer o rendimento da equipe, pode acarretar em diversos transtornos psicológicos.

Como denunciar um constrangimento? O funcionário pode denunciar um constrangimento ao seu chefe imediato, recursos humanos ou a um sindicato. Se a empresa ou o chefe não tomar medidas para resolver o problema, o funcionário pode denunciar o constrangimento às autoridades trabalhistas ou entrar com uma ação judicial.