O que é a alienação religiosa?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A alienação religiosa fundamenta-se, por um lado, na propria estrutura da consciência e, por outro, na tensão entre indivíduo e espécie daí decorrente. Em primeiro lugar, o homem tem consciência de si, isto é, ele é capaz de tomar sua própria essência como objeto de sua consciência.

Nesse sentido, podemos dizer que o filósofo Karl Marx estava coerente ao afirmar que a religião é alienação, narcótico espiritual. O homem cria uma falsa ideia de Deus e passa a acreditar que de fato ele existe.

Alienação religiosa, se refere justamente a uma pessoa ficar "alienada" em uma religião, podendo ser forçada a isso, ou por vontade própria, depende do ponto de vista. Alienação religiosa pode ser considerada forçada em caso de dominação.

Max Weber demonstrou que a religião é fon- te de concepções do mundo e reguladora das condutas individuais na vida social. O autor in- dica o papel fundamental da religião no processo de racionalização do ocidente, ou, na efetivação de um racionalismo especificamente ocidental.

Alienação social e alienação econômica
E está estabelecida sobre a apropriação dos meios de produção, transformados em propriedade privada da burguesia. A alienação em Marx é uma conceituação que está relacionada à exploração do trabalho, a divisão do trabalho, o consumo e a economia capitalista.

A alienação é a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios. Os indivíduos alienados não têm interesse em ouvir opiniões alheias e apenas se preocupam com o que lhe interessa, por isso são pessoas alienadas. Um indivíduo alienado pode ser também alguém que perdeu a razão.

Significado de Alienação
substantivo feminino Transferência de propriedade ou de direito: alienação de bens. Resultado do abandono ou efeito da falta de um direito: alienação paternal. [Informal] Desinteresse por questões políticas ou sociais: alienação política. [Psicologia] Perda da razão; loucura: alienação mental.

A liberdade religiosa como um direito humano no mundo
“Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular”.

Na Sociologia, o conceito de alienação está intimamente relacionado aos processos de alheamento do indivíduo que surge por diversos motivos na vida social. Isso leva ao alijamento da sociedade como um todo. O estado de alienação interfere na capacidade dos indivíduos sociais de agirem e pensarem por si próprios.

O que Max Weber defendia
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.

Neste sentido, para Max Weber, a ética protestante (religião) possui afinidade eletiva com o espírito do capitalismo (economia), não como relação de causa determinante do desenvolvimento econômico, mas sim com um movimento de convergência, “um relacionamento de atração mútua e de mútuo reforço” (Löwy, 2000, p. 35).